Skip to content

Conheça o Parque do Penhasco Dois Irmãos e seus mirantes

As flores, que crescem de maneira tímida sobre a vegetação, acompanham todos os degraus da escadaria de um dos mirantes do Parque do Penhasco Dois Irmãos e contornam a moldura para a paisagem das praias do Leblon e de Ipanema. Entre os prédios que foram erguidos na orla, aos fundos, lá está o Morro do Pão de Açúcar também.

Sem dúvida, apreciar o tempo passar do Parque do Penhasco Dois Irmãos é sinônimo de encontrar uma das paisagens mais bonitas da zona sul carioca, em meio ao silêncio, longe da agitação das areias das praias. Além disso, a entrada é gratuita e o acesso é fácil, sendo que, é possível percorrer parte do trajeto entre os mirantes do parque de carro.

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, como assim é oficialmente chamado, foi criado em 1992 e hoje é uma área de preservação ambiental com quase 40 hectares.

Foto: Flávio Machado/Governo do RJ

A construção do espaço foi toda feita respeitando a natureza e, por isso, entre os atrativos do Parque do Penhasco Dois Irmãos estão quatro mirantes, de onde é possível avistar alguns cartões postais da cidade, e diversos jardins. O parque ainda abriga algumas peças em aço desenhas por Oscas Niemeyer.

Em um pequeno lago, inclusive, existem vitória-régia e, ao longo das trilhas é fácil de encontrar diferentes espécies de plantas, como a orquídea, o antúrio e as bromélias. Sem contar nos animais que são avistados frequentemente por lá, como a borboleta azul, os micos e os esquilos.

Mirantes

Ao todo são quatro mirantes no Parque do Penhasco Dois Irmãos. O primeiro deles, apesar de estar mais próximo do nível do mar que os outros, em nada deixa a desejar na vista.

É neste primeiro mirante que fica a escadaria, cercada pelo jardim, com vista para a orla do Leblon e Ipanema. Ali também foi construído um monumento em homenagem às vítimas do acidente do voo 447, da Air France, que caiu no Brasil em 2009.

Foto: Curta RJ

Ao continuar subindo, pela estrada de asfalto que existe dentro do parque, se chega até o segundo mirante do Parque do Penhasco Dois Irmãos.

O destaque para o local são os jardins, que servem para uma parada de descanso até o próximo mirante. O terceiro mirante é onde fica a sede do Parque do Penhasco Dois Irmãos e as obras de Niemeyer.

Foto: Invexo

Lá é possível usar os banheiros e beber água e descansar pelo gramado do jardim. Um deck de madeira, com vista para o mar, completa a paisagem do local.

Para chegar até o quarto e último mirante é preciso subir uma pequena escadaria, a partir da sede do parque (no terceiro mirante). De lá, a vista oferecida se amplia e é possível avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas e também o Corcovado.

Como chegar ao Parque do Penhasco Dois Irmãos?

O endereço do parque é a Rua Aperana, no Leblon. É possível chegar até lá a pé, pela estrada asfaltada, ou então de carro (há estacionamento no local). Quem preferir visitar através de carros de aplicativo, basta sinalizar o destino na hora de iniciar a corrida, que os motoristas aceitam com facilidade o trajeto.

O parque fica aberto das 8h às 17h, de terça-feira a domingo.

É seguro visitar o Parque do Penhasco Dois Irmãos?

Ao longo do dia o parque fica movimentado por visitantes e moradores da região que aproveitam para passar com as crianças, principalmente aos finais de semana. Apesar de em alguns trechos não haver um grande número de pessoas circulando, não há problemas com a segurança no local.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens