Não importa o regime da maré e dos ventos: as ondas que quebram na beira da Praia dos Castelhanos, em Ilhabela, insistem em seguir o mesmo caminho pela areia, formando um desenho de coração.

A obra da natureza não é percebida por quem caminha pela orla. Para observar o coração, desenhado nas areias da praia com a ajuda do mar, é preciso subir até o Mirante do Coração, que fica no final da praia.

Saiba mais:

A subida até lá é tranquila e dura menos de 5 minutos por uma trilha feita com degraus de madeira. No início da subida há uma placa indicando o caminho para ninguém se perder.

Na Praia de Castelhanos existem algumas barracas que comercializam porções e bebidas. A estrutura ainda conta com cadeiras de praia e guarda-sóis para os visitantes.

Para as crianças, além das opções das brincadeiras tradicionais, também existe um parquinho de diversões, com balanços e escorregador.

Ao caminhar pelo 1,5 km de extensão da orla, certamente você encontrará com os moradores da praia, que ainda mantém as atividades de pesca e do artesanato como principais atividades, além do turismo.

Com isso, o caminho ganha o charme de redes de pesca e barcos estacionados sob a sombra de grandes árvores na areia.

Como chegar até a Praia de Castelhanos?

A Praia de Castelhanos fica 22 km de distância do Centro Histórico de Ilhabela e faz parte das praias da região norte da ilha, do lado oposto do continente. Para chegar até lá existem duas opções: de barco ou de jipe.

A empresa Mar e Mar Turismo oferece ambas as opções de passeio e também o percurso misto, em que é possível fazer parte do trajeto de barco e de jipe. Veja as opções:

  • Por Terra: O passeio costuma sair por volta de 10h e passa pela estrada do Parque Estadual de Ilhabela, caminho repleto de diversas espécies de animais e de exemplares da nossa flora. Na ida é feita uma parada em uma das cachoeiras do Parque Estadual e também no Mirante dos Castelhanos. Diferentemente do Mirante do Coração, que fica na Praia dos Castelhanos, este mirante fica na estrada que dá acesso até a praia.
  • Terra/Mar: Indo de jipe e voltando de barco é um dos jeitos mais completos de conhecer a Praia de Castelhanos. Esta opção de passeio também inclui uma parada na piscina natural do Poço da Pedra, que também fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela.
  • Mar/Terra: Esta opção de passeio inclui uma parada em outras praias, além da Castelhanos, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

A Mar e Mar é pioneira no turismo em Ilhabela e ainda oferece outras opções de passeios pela ilha, como a visitação às cachoeiras, trilhas e tour pelo Centro Histórico. Além do ótimo (e rápido) atendimento pelos seus canais de comunicação, a empresa é responsável também por uma das maiores e melhores frotas de veículos e equipamentos de Ilhabela, como jipes, escunas e lanchas.

Dicas importantes para visitar a Praia de Castelhanos

Se tratando de Ilhabela, mais precisamente da Praia de Castelhanos, é essencial ter cuidado com os borrachudos. Além do uso de repelentes, é indicado também reforçar a proteção com o óleo de citronela comercializado nas farmácias da cidade.

Além do protetor solar, água e lanches, é indicado levar um casaco caso o seu retorno seja feito pela estrada do Parque Estadual. Aos finais de tarde, a temperatura costuma cair um pouco e a neblina também aparece.

*A viagem para Ilhabela teve apoio da agência Mar e Mar. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite sua viagem pelo Brasil!

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.