Sem dúvida, um dos grandes atrativos de Ilhabela são suas praias. Há opções para quem busca águas calmas e cristalinas e também ondas fortes. Em Ilhabela, uma parte das praias está acessível de carro. Já em algumas delas é preciso se locomover com barco para chegar até a faixa de areia.

Para facilitar a localização das praias, elas foram divididas em praias do Norte e do Sul. Confira quais são elas:

Praias do Norte de Ilhabela

Praia da Fome Praia dos Barreiros
Praia do Jabaquara Praia de Santa Tereza
Praia do Pacuíba Praia do Saco da Capela
Ponta das Canas Praia de Pequeá
Praia da Armação Praia do Engenho d´Água
Praia do Pinto Praia do Itaquanduba
Ponta Azeda Praia do Itaguaçu
Praia Pedra do Sino Praia do Perequê
Praia da Siriúba Praia Barra Velha
Praia do Viana

Praias do sul de Ilhabela

Ilha das Cabras Praia do Julião
Praia do Oscar Praia Grande
Praia Brava Praia do Curral
Praia do Portinho Praia do Veloso
Praia da Feiticeira

Praias do Leste de Ilhabela

Praia de Castelhanos Praia Vermelha
Praia Praia Mansa Praia da Figueira

Praia de Castelhanos

Considerada uma das mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é famosa pelo Mirante do Coração, já que o encontro das águas com a areia da praia forma o desenho de um coração. Com boa estrutura para receber os visitantes, Castelhanos possui águas cristalinas e trechos com ondas mais fortes e mar mais calmo.

Saiba mais:

A orla da praia tem 1,5 km de extensão e, para chegar até lá, existem duas opções: de jipe pela Estrada do Parque Estadual de Ilhabela e de barco.

Próximo da entrada para a trilha do Mirante do Coração, existe o caminho para outras duas praias: a Praia Mansa e a Praia Vermelha.

Na Praia Mansa, como o próprio nome já diz, as ondas ali são mansas e calmas em uma curta extensão da faixa de areia. Considere 25 minutos de caminhada até a Praia Mansa e mais 30 minutos até a Praia Vermelha.

Praia da Fome

A praia recebeu este nome pois era ali que, durante o período da escravidão, os escravos desembarcados depois de uma precária viagem nos navios vindos da África e eram alimentados para serem vendidos de acordo com seus pesos.

Hoje, passado esse período sombrio, a praia é reconhecida pelo mar calmo e pelas casinhas construídas de frente para o mar.

A pequena Praia da Fome tem apenas 150 metros de extensão e, para visitá-la, é preciso pegar um barco.

Praia do Jabaquara

Uma das praias mais procuradas pelos visitantes de Ilhabela é a Praia de Jabaquara. O seu grande atrativo são os dois rios, que cortam a orla da praia, um em cada extremidade, e deságuam no mar.

O rio do lado direito forma uma lagoa de água doce, muito procurada pelas crianças. Em seus 500 metros de extensão há opções de refeição no local nos quiosques.

Saco do Eustáquio

Foto: Mar e Mar Turismo

Para quem busca águas cristalinas, a opção é essa! As águas calmas mais se assemelham à uma lagoa, em meio à vegetação nativa. A Praia Saco do Eustáquio também é indicada para quem gosta de mergulho de flutuação. 

Praia do Bonete

Foto: Mar e Mar Turismo

 

É na Praia do Bonete que está a maior comunidade caiçara de Ilhabela, que preserva sua cultura tradicional. Além disso, a Praia do Bonete está entre as mais bonitas do Brasil, o que faz dos 600 metros de areia bem requisitados entre os viajantes.

Praia de Indaúba

Foto: Mar e Mar Turismo

Esta praia fica na região Sul de Ilhabela e, para chegar até lá, é preciso de um barco e depois fazer uma caminhada por uma trilha que parte da Praia do Bonete. Com poucas ondas, na extensão de 200 metros da orla, ali também é possível fazer o mergulho de flutuação.

Refúgio dos Alcatrazes

Foto: Mar e Mar Turismo

 

Afastado 40 km da costa, visitar o Refúgio dos Alcatrazes é encontrar uma rica e preservada diversidade de animais. É ali que fica a maior diversidade de peixes da região sudeste e também o endereço das maiores fragatas do Atlântico Sul, ideal para quem gosta de mergulho.

A visitação do Refúgio dos Alcatrazes é possível de duas maneiras. A primeira delas é através do mergulho, que pode ser feito em 10 pontos diferentes. Para quem prefere observar a embarcação da superfície, existe uma visita embarcada.

Nesse segundo tipo de passeio, o foco é a observação de aves e a observação das espécies marinhas pelo mergulho de flutuação na superfície.

Para se programar

A Mar e Mar Turismo oferece diversas opções de passeios pelas praias de Ilhabela. A empresa é pioneira no turismo em Ilhabela e ainda oferece outras opções de passeios pela ilha, como a visitação às cachoeiras, trilhas e tour pelo Centro Histórico.

Além do ótimo (e rápido) atendimento pelos seus canais de comunicação, a empresa é responsável também por uma das maiores e melhores frotas de veículos e equipamentos de Ilhabela, como jipes, escunas e lanchas.

*A viagem para Ilhabela teve apoio da agência Mar e Mar. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite sua viagem pelo Brasil!

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.