A fé dos moradores da cidade de Tiradentes está multiplicada em cada porta dos casarões antigos com o símbolo de uma cruz de fuxico ou crochê. A história, repassada com orgulho pelos mais antigos aos mais novos, diz que houve uma época em que uma forte febre acometeu muitos moradores.

Como um pedido de cura daquele mal, foi feita uma procissão até o morro de São Francisco. Para completar o “milagre”, a cruz enfeita até hoje as casas, se tornou uma tradição e é um símbolo da fé do povo.

O morro, onde no passado foi feita a peregrinação, hoje conserva uma das vistas mais bonitas da cidade para se fazer jus ao recurso das fotos panorâmicas. A subida é tranquila, partindo da rodoviária, e lá do alto se enxerga a igreja Matriz de Santo Antônio e todas as outras casas construídas ao seu redor. No descampado foi construído um cruzeiro e uma capela de São Francisco de Paula.

Veja mais:

No topo de outro morro está a Igreja Matriz dedicada a Santo Antônio. Olhar para suas torres, trabalhadas em amarelo, guia o caminho até o endereço pelo Centro.

A vista de lá de cima é dos casarões alinhados que se deslizam até o fim do morro e parecem encontrar a vegetação e as pedras da Serra de São José.

O próprio Iphan diz que a obra tem um “risco de autoria de Aleijadinho” e toda a sua sacristia e o altar estão decorados.

Outra atração da igreja é o órgão de tubos, que ecoam o som em alguns concertos agendados com antecedência. A dica é dar uma ligada antes e se informar sobre os horários de visitação, já que em dias de casamento, as visitas podem sofrer alterações.

Escondida entre as ruas do Centro está a igreja mais antiga da cidade: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de 1708.

A história diz que suas paredes foram construídas durante a noite pelos escravos, já que eles não podiam frequentar as outras igrejas e não tinham outro horário para o trabalho se não fosse depois que o sol se despedisse.

No teto existe um símbolo em formato de uma bola escura com a face da meia lua e uma estrela preta com oito pontas.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.