Rota do Café em SP: conheça 5 lugares que misturam história com a bebida mais popular do Brasil

Publicado em 16 de março de 2020

Maiara Barbosa

Seja na decoração de um relógio de um centro cultural ou nos detalhes de uma igreja: a influência do café está registrada pelas ruas de São Paulo. Até hoje, os cafés tradicionais atraem centenas de clientes para degustar a bebida mais consumida na capital.

A atividade cafeeira exerceu um importante papel não só na economia brasileira, como também na sociedade do início do século XX. Por isso, caminhar por São Paulo é encontrar espaços que relembram o auge do ciclo do café.

A diversidade se mantém até hoje e, entre espaços tradicionais e modernos, o hábito de consumir café se preserva em São Paulo.

Para descobrir melhor este passado existe até mesmo um roteio exclusivo do café, que passa por importantes cafeterias paulistanas que, cada uma a sua maneira, produzem a bebida.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Café Girondino

Ao subir os degraus que dão acesso ao Café Girondino, a sensação é de ter voltado para o início do século XX. Com a meia luz, a decoração, os móveis e os quadros que retratam a São Paulo de outros tempos, os olhos viajam e encontram referência do glamour da época.

O Café Girondino revive o momento em que a sociedade paulistana tinha seus grandes barões do café. Apesar de remeter ao passado, o prédio atual, que fica em frente ao Mosteiro São Bento, foi inaugurado no ano de 1998. A antiga cafeteria, porém, ficava em outro endereço, na esquina da Rua XV de Novembro com a Praça da Sé.

A pedida, além do café, é experimentar o arroz doce que tem um toque cítrico.

Saiba mais:

Antigo Café Guarani

O endereço exato de onde funcionava o Café Guarani não é certeiro. Ainda assim, caminhar pela Rua XV de Novembro e imaginar onde funcionava o espaço. O Café Guarani, que deu nome à marca do café, era um dos locais preferidos de Monteiro Lobato.

Outras personalidades e os estudantes de Direito também costumavam se reunir no Café Guarani, que hoje não existe mais, e conversavam sobre os mais variados assuntos, entre eles, política.

Centro Cultural Banco do Brasil

O prédio que abrigou o primeiro banco do Brasil hoje recebe exposições culturais e ocupa o lugar de terceira instituição cultural mais visitada no país. No coração de São Paulo, nas esquinas das ruas Álvares Penteado e da Quitanda, o CCBB também se destaca pela sua cafeteria.

Logo no saguão de entrada, desenhos do café são vistos no mosaico do círculo central no chão e também relógio da parede. Entre doces e salgados, a cafeteria do CCBB é a única do Centro Histórico de São Paulo que faz o café no coador de pano.

Além das exposições, o CCBB também conta com cinema, um teatro e a programação você confere no site Centro Cultural.

Pateo do Collégio

Se o café faz parte da história de São Paulo, nada mais justo que o local de fundação da cidade também tenha uma relação com a bebida. Nos jardins do Pateo do Collégio existem pés de cafés e, na cafeteria do espaço, há diferentes opções da bebida e até mesmo mousse de café.

Outra receita tradicional do Café do Pateo do Collégio é o pão de mandioca, feito com a receita dos indígenas que habitavam na região. Para completar a visita, o Museu Anchieta ajuda a recontar a história de São Paulo.

Liberdade

Famosos cafés se espalham pelas ruas do bairro conhecido pela imigração asiática. Entre eles, o Café Sol se destaca pelo cardápio italiano e as opções de gelatos, em meio aos restaurantes orientais. Uma sugestão é a bola de gelato de baunilha acompanhada de um café. A mistura do quente com o fria, do doce com o café sem açúcar, traz um sabor único.

*A Rota do Café faz parte do tour da guia de turismo Ana Kátia. O serviço é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *