Skip to content

5 museus imperdíveis da Serra Gaúcha

Somente na Avenida das Hortências – que depois se transforma na Avenida Oswaldo Aranha, ligando Gramado e Canela – são, ao menos, sete museus: Museu de Minerais e Pedras Preciosas, Dreamland Museu de Cera, Museu Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Super Carros, Mundo a Vapor e o Museu da Moda, sendo os dois últimos já em Canela.

Fora isso, a Serra Gaúcha ainda conta com os museus dos Beatles, do Perfume, entre outras atrações culturais, como o Minimundo e o Vale dos Dinossauros.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Museu de Cera

O Museu de Cera de Gramado, na Serra Gaúcha, se orgulha em ser o primeiro da categoria na América Latina. Lá dentro, o acervo conta com mais de cem personalidades da música, do cinema, do futebol e da TV. O espaço foi dividido por áreas e ambientado de acordo com as estátuas ali expostas.

Hollywood Dream Cars

O Hollywood Dream Cars é exclusivo para modelos americanos. Entre dois andares, estão espalhados modelos de Cadillacs e Impalas das décadas de 50 e 60 que parecem novos de tanto brilho.

Saiba mais:

Harley Motor Show

O Harley Motor Show, além de exibir modelos da marca Harley Davidson, conta com um bar temático para os visitantes. São 20 modelos, entre eles, alguns restaurados. Entre clássicos e modernos, há exemplares da moto com mais de 100 anos de história.

A dica para quem quer visitar os três museus juntos (Museu de Cera, Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show) é procurar por ingressos na categoria de passaporte, assim, é possível conseguir descontos em combo.

Museu de Minerais e Pedras Preciosas

O acervo do Museu de Minerais e Pedras Preciosas conta com mais de 600 pedras semipreciosas que foram extraídas, não somente do Rio Grande do Sul, mas de outros estados do Brasil e até mesmo do exterior.

São ametistas brutas e lapidadas, amazonitas, turmalinas, ágatas, entre outras. Muitas das pedras lapidadas ganharam formas de caveiras, elefantes, rostos humanos e aves.

Existem, ainda, pedras em tamanhos grandes, que até simulam árvores.

Além da exposição, o museu tem uma lojinha em anexo que comercializa anéis, brincos, pingentes e utensílios para a casa trabalhados em pedras.

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é mais um retrato da criatividade do povo gaúcho para manter a economia de Canela. Segundo a história, a serraria era a principal atividade econômica da cidade no século passado. A família de Giuseppe Urbani se instalou em Canela e passou a trabalhar em consertos das máquinas a vapor das serrarias.

Omar e Benito Urbani, netos do italiano, criaram réplicas de máquinas a vapor que imitavam o processo industrial de olarias, pedreiras e siderurgias, todas com proporções exatas e ricas em detalhes.

Com a queda da produção das serrarias, os dois irmãos criaram, no ano de 1991, o parque temático. Além das máquinas que se movimentam explicando os processos industriais, o espaço tem uma loja de lembranças, trenzinho, degustação e loja da vinícola Jolimont.

É lá dentro que está construída a menor fábrica de papel do mundo, já que toda a reprodução do processo funciona. Já a fachada do espaço impressiona ao reproduzir o acidente ferroviário que aconteceu no ano de 1895, em Paris. Na ocasião, uma locomotiva desgovernada cruzou a estação, caiu de uma altura de 12 metros e ficou com a frente pendurada.

Deixe um

Comentário

10 Comments

  1. Adoro conhecer os museus das cidades que visito! Confesso que a Serra Gaúcha tem tanta coisa pra fazer que não consegui conhecer todos que você listou aqui no seu post! Acho que está na hora de voltar e conferir os que faltam!

  2. Nossa, arraso esse post! Acho que ainda temos uma carência de artigos destinados a equipamentos culturais em lugares pelo Brasil.. parabéns!

  3. Curto muito ir aos museus quando viajo, aprendemos muito sobre a cultura local e a visão de mundo assim. Quanto aos três museus do passaporte (Museu de Cera, Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show) dá para conhecê-los e ainda ir no Mundo a Vapor em um mesmo dia?

  4. Eu adoro museus mas acabamos visitando mais museus quando viajamos pra fora do Brasil no geral né! Mas adoro ler essas dicas incentivando a visita de mais museus no Brasil pois temos um arsenal enorme e precisamos aproveitar mais dele!!

  5. Fui à Gramado dura, bem sem grana.. Por isso, não entrei nos museus, só tirei a foto clássica na frente do mundo a vapor e perguntei o preço do museu da moda e saí correndo logo Depois! Rs
    Mas fiquei com muita vontade de conhecer melhor alguns dos lugares q vc indicou aqui! Estamos pra voltar e vamos salvar esse post!

  6. Gente, quantos museus interessantes nessa região.
    Só conheço o Mundo À Vapor… Quantos dias para visitar todos?
    Adorei o post!
    Beijão

  7. Aiii que saudade me deu de Gramado ao ler seu post. Vc conseguiu reunir os melhores Museus, vale super a visita! Eu nao visitei o de cera, mas adorei os outros!!

  8. As suas dicas vão me ajudar na minha próxima viagem. Eu estarei no Sul em breve e adoro visitar musieua .. já fui no mundo a vapor e amei!
    Quantos dias você recomenda para ver tudo com calma?

  9. Adoro turistar pelos museus das cidades. Eu adorei seu post. Sempre quis saber porque a fachada do Mundo a Vapor é dessa forma. Ainda não conheço, mas com suas dicas, vou colocar na lista.

  10. Eu adorei o post, já visitei quase todos, só falta o Museu de Minerais e Pedras Preciosas que é lindo, hein?!
    Esses museus são uma graça e todos se divertem, pelo menos aqui em casa as crianças e o adultos se divertiram 😉


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Museus da Serra Gaúcha @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens