Skip to content

Como funciona a produção de vinhos na Serra Gaúcha?

Antes de começar a escrever esse texto, pensei várias vezes: por que escrever sobre uma única vinícola de Bento Gonçalves? Será que é muita propaganda gratuita? Foi ai que eu entendi que, mais do que estar fazendo propaganda (o que não é a minha intenção), a Vinícola Aurora é um ponto turístico da Serra Gaúcha que tem um propósito diferente.

Serra Gaúcha lembra frio, chocolate e… vinho! O frio está presente em todas as cidades, mas o chocolate é mais forte em Gramado. Já o vinho é a prata da casa de Bento Gonçalves, que está há 2 horas de carro de distância de Gramado. Para se chegar até lá, uma locomotiva animada de 1941 faz a viagem regada a muito vinho e música.

Antes mesmo do portal da cidade, os parreirais de uvas já encobrem os campos. A época da colheita é entre os meses de janeiro a março e tudo acontece seguindo as tradições dos colonizadores italianos.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Saiba mais:

O diferencial da Vinícola Aurora é que ela não funciona apenas como uma empresa, mas como uma cooperativa. Ou seja, quando você compra um produto da marca, não está beneficiando uma empresa e, sim, famílias.

Hoje em dia são mais de 1,1 mil famílias associadas. Cada uma delas produz sua uva e, na matriz da fábrica, são produzidos os vinhos finos e espumantes. A sede é interligada por túneis subterrâneos. Durante as visitas é possível conhecer a área onde ficam os tonéis.

Algumas curiosidades sobre a produção do vinho na Serra Gaúcha

O tipo do vinho varia, até mesmo, de acordo com a madeira da pipa onde fica armazenado. Os vinhos mais nobres, por exemplo, ficam acondicionados em pipas menores de carvalho.

Para que a bebida seja boa, é preciso que a uva fique, ao menos, 400 horas em temperaturas menores a 7 graus. Já no mês de dezembro, quanto mais calor e clima seco, melhor para o vinho.

A diferença do processo da produção do vinho e do suco de uva é que o segundo não passa pela fermentação.

Por conta disso, é normal que se forme uma crosta no fundo das garrafas e também das pipas onde eles ficam guardados. Essa crosta, na verdade, é como um cristal, utilizado tanto na produção de sal de frutas, pastas de dentes e até joias!

Visitas

As visitas na vinícola acontecem de segunda a sábado, a partir das 8h15 até às 17h15. Nos domingos, o horário é das 8h30 às 11h30. Os grupos com mais de dez pessoas precisam fazer um agendamento da visita. No site da vinícola existe uma aba que explica como o passeio funciona e o telefone para mais informações.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Vinícolas Rio Grande do Sul @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens