Além de ajudar a contar um pedacinho da história da importância do café para o desenvolvimento do Brasil no século XX, o Casarão do Café de Salesópolis também oferece diversão e a oportunidade de conhecer um pouquinho mais da gastronomia da roça.
O Casarão do Café, como o próprio nome diz, no passado era local de produção do grão, mas hoje voltou-se para o turismo rural.
Gastronomia
Ao lado do museu, que reúne objetos da família proprietária do imóvel, foi montada a Lojinha do Casarão. Os visitantes podem experimentar e levar para casa um pouco do sabor do Casarão do Café.
Ali são comercializados pães, bolinho caipira, requeijão, paçoca de pilão e geleias e até mudas de plantas. Uma fruta típica da região é o cambuci, que mistura o sabor doce com o ácido do limão. Em época de colheita, que coincide com o verão, o Casarão do Café também oferece sucos e outros pratos que levam o sabor da fruta.
Saiba mais:
- Museu do Café: saiba tudo sobre um dos prédios mais bonitos de Santos
- Rota do Café em SP: Conheça 5 lugares que misturam história com a bebida mais popular do Brasil
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Outra opção para conferir a culinária local é agendar o café no Casarão. A equipe do Casarão do Café oferece o cardápio em dois horários: pela manhã, até às 11h, e à tarde, até às 17h.
O valor do café custa R$ 15 e incluiu um pouco do cardápio dos produtos comercializados na lojinha e mais alguns itens, como bolos, queijos e sucos.
Cachoeira
No quintal do Casarão, aos fundos passa um riacho onde é permitida a entrada para banho. A pequena cachoeira conta com um poço raso para banho e algumas quedas d´água que servem de hidromassagem natural.
Na beira do riacho, a sombra das grandes árvores são um convite para descansar sobre o gramado. É permitido levar lanches e bebidas (não alcoólicas) e cadeiras de praia para um piquenique ao som das águas!
Além do protetor solar, é importante garantir o repelente também.
Como chegar no Casarão do Café?
Partindo de São Paulo, de carro, o caminho para Salesópolis começa pela Rodovia Ayrton Senna (SP-70) até a saída para Mogi das Cruzes. De lá, siga as placas em direção a Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88).
Ao chegar em Salesópolis, o Casarão do Café fica depois de cruzar o centro do cidade. Basta seguir as placas que indicam os famosos restaurantes Senzala e Nhá Luz. No meio do caminho, as placas de informações turísticas também passarão a indicar a localização do Casarão do Café, que fica poucos quilômetros depois dos restaurantes.
1 Comment
Excelente texto. Mesmo com Como esse friozinho da vontade de ir lá provar o cardápio. Como está o horário de funcionamento? Agenda por telefone?
Sucesso sempre!
Danilo