Skip to content

Como visitar a Praia da Fome e do Jabaquara em Ilhabela

Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, possui praias lindíssimas que agradam quem busca águas calmas e cristalinas, com faixas de areia movimentadas com quiosques, ou de natureza intocável. Algumas estão próximas do Centro da Vila e podem ser facilmente acessadas a pé, de carro ou até mesmo de bike.

Já outras praias, porém, como é o caso das praias do Castelhanos e Bonete, exigem uma aventura de barco ou 4×4. A Praia do Jabaquara, ao norte da ilha, é a última que pode ser acessada de carro. De lá em diante, as praias são consideradas “selvagens” e o acesso é feito somente via mar, ou cruzando o Parque Estadual de Ilhabela.

Saiba mais:

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Uma opção para conhecer a Praia do Jabaquara é o passeio de barco, que ainda faz uma parada na Praia da Fome. O roteiro tem início por volta das 10h ou 11h da manhã, com o embarque nos píers do Perequê a Vila e o retorno é feito por volta das 17h.

A Maremar Turismo oferece o passeio em uma escuna, com serviço de bordo de bebidas e espetos pagos a parte.

Praia da Fome

O barco navega, primeiramente, até a Praia da Fome, a mais distante de todas. Lá é feita uma parada com cerca de uma hora de duração para banho no mar.

Apesar da faixa de areia ser estreita (são apenas 150 metros de extensão), a cor da água chama a atenção, além da natureza preservada em volta da encosta. No local não existem muitas opções para refeição, por isso, o ideal é que você leve lanches e água.

A praia recebeu este nome pois era ali que, durante o período da escravidão, os escravos desembarcados depois de uma precária viagem nos navios vindos da África e eram alimentados para serem vendidos de acordo com seus pesos.

Praia do Jabaquara

De volta ao barco, a próxima parada acontece na Praia do Jabaquara, que possui uma faixa de areia maior e estrutura para receber os visitantes, com algumas barracas de comida.

Além disso, as águas de um rio cortam a areia da praia, formando poços para banho de crianças e adultos, antes de desaguarem no mar. Geralmente, a parada na segunda praia costuma levar duas horas. O tempo de parada é maior, já que muitos visitantes aproveitam a estrutura de barracas da praia para comer os petiscos.

O que mais fazer em Ilhabela?

Além de conferir as praias, Ilhabela também abriga cachoeiras e mirantes que podem ser acessados por meio de trilhas dentro do Parque Estadual de Ilhabela. A cidade também é cercada de bons ventos, que tornaram a ilha conhecida como “Capital da Vela”.

O Centro Histórico da vila também se faz indispensável uma visita, com seus casarões coloridos, ótimas opções de restaurantes e lojinhas de artesanato, decorações e lembranças.

 

* O serviço do empresa Maremar é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens