Skip to content

Morro da Conceição: conheça uma comunidade diferente no Rio de Janeiro

Casinhas coloridas no estilo colonial, com moradores debruçados na varanda ou com suas cadeiras na porta, em nada se assemelha ao cenário do Rio de Janeiro que avistamos na zona sul, ou nos locais mais visitados da região central. O clima de cidadezinha do interior fica no Morro da Conceição, bem perto da Zona Portuária do Rio.

Apesar de ficar de fora do roteiro tradicional de quem visita a cidade, o Morro da Conceição faz parte da história, não só da cidade, como do Brasil também. Foi na região, entre o Centro e a Zona Portuária, que começou a ocupação da cidade do Rio de Janeiro.

O acesso até lá é fácil e seguro. Basta utilizar calçados confortáveis para subir as ladeiras e conhecer a arquitetura, a gastronomia e a história única da região.

Saiba mais:

Se não bastasse o visual diferenciado, o Morro da Conceição ainda é endereço de diversos ateliês de artistas e restaurantes e bares tradicionais. Um dos locais que caíram no gosto popular é o Bar da Imaculada.

Além disso, lá também fica a Fortaleza e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que foi construída entre os anos de 1711 e 1718.

Entre as ruas e ladeiras mais famosas do Morro da Conceição está Ladeira do João Homem, a Rua do Escorrega e a Rua Eduardo Jansen. Confira os atrativos de cada uma delas:

Casa Rosa

Uma casa estreita, com apenas 2,4 metros de largura, porém com três andares chama a atenção até mesmo dos mais desavisados que passam pela Ladeira do João Homem.

A fachada rosa ainda ostenta um quadro de Nossa Senhora de Fátima e diversos vasos de flores e plantas na entradinha estreita, ao lado da janela com vista pra rua.

Ali é o endereço de uma família que, ao ver o número de membros crescer, resolveu aumentar a casa construindo mais dois pavimentos!

Rua do Escorrega

A Rua do Escorrega, na verdade, era conhecida popularmente como a Ladeira do Quebra-Bunda. O nome veio por conta da inclinação da rua que costumava a provocar tombos entre as mulheres que passavam por lá de salto alto.

Apesar disso, os moradores contam que Prefeitura preferiu que o nome oficial da rua fosse Rua do Escorrega. A via é uma das principais entradas do Morro da Conceição e, na verdade, é um prolongamento da Travessa Mato-Grosso.

Escadaria da bandeira do Brasil

A Rua Eduardo Jansen poderia ser apenas mais uma rua do Morro da Conceição, em que os moradores estendem seus varais com roupas para secar na rua e a fiação elétrica faz parte da paisagem, de um lado pra outro da rua, se não fosse um pequeno detalhe.

No final da rua, uma escadaria que dá acesso a parte alta do morro foi pintada com as cores verde, azul e branco, formando a bandeira do Brasil. Até mesmo os postes da rua foram pintados de azul e coloridos com estrelas brancas para lembrar a nossa bandeira.

O acesso até lá pode ser feito pela Rua Acre também.

Como chegar no Morro da Conceição?

A melhor maneira de conhecer o bairro é a pé. Por isso, vindo de VLT, carro de aplicativo ou bike, tenha como referência o Museu do Amanhã. A partir dali, basta colocar no GPS o primeiro local que você deseja visitar, ou então, se permitir se perder pelas ruas do bairro!

Aproveite para conhecer outros cantinhos da região, como o Jardim Suspenso do Valongo e a Pedra do Sal.

É seguro visitar o Morro da Conceição?

Diferentemente da maioria dos morros cariocas, o ambiente é seguro e familiar para quem quer visitar o Morro da Conceição. Procure fazer sua visita durante o dia.

 

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

1 Comment

  1. Trabalho perto do Morro da Conceição, sem dúvida um ótimo lugar para conhecer, seja para uma boa refeição durante a correria de trabalho dos dias de semana como para desfrutar um turismo nos arredores aos fins de semana! tudo do nosso lado!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens