5 museus imperdíveis da Serra Gaúcha

Publicado em 25 de setembro de 2018

Visitantes podem se vestir à carater da época de lançamento dos carros do Hollywood Dream Cars e fazer uma sessão de fotos

Maiara Barbosa

Somente na Avenida das Hortências – que depois se transforma na Avenida Oswaldo Aranha, ligando Gramado e Canela – são, ao menos, sete museus: Museu de Minerais e Pedras Preciosas, Dreamland Museu de Cera, Museu Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Super Carros, Mundo a Vapor e o Museu da Moda, sendo os dois últimos já em Canela.

Fora isso, a Serra Gaúcha ainda conta com os museus dos Beatles, do Perfume, entre outras atrações culturais, como o Minimundo e o Vale dos Dinossauros.

Museu de Cera

Mr Bean e a Rainha Elizabeth II representam Londres no Museu de Cera de Gramado @meudestinoelogoali

O Museu de Cera de Gramado, na Serra Gaúcha, se orgulha em ser o primeiro da categoria na América Latina. Lá dentro, o acervo conta com mais de cem personalidades da música, do cinema, do futebol e da TV. O espaço foi dividido por áreas e ambientado de acordo com as estátuas ali expostas.

Hollywood Dream Cars

Hollywood Dream Cars é exclusivo para modelos americanos @meudestinoelogoali

O Hollywood Dream Cars é exclusivo para modelos americanos. Entre dois andares, estão espalhados modelos de Cadillacs e Impalas das décadas de 50 e 60 que parecem novos de tanto brilho.

Veja mais:

Harley Motor Show

Ao todo são 20 modelos da marca em exposição no Harley Motor Show @meudestinoelogoali

O Harley Motor Show, além de exibir modelos da marca Harley Davidson, conta com um bar temático para os visitantes. São 20 modelos, entre eles, alguns restaurados. Entre clássicos e modernos, há exemplares da moto com mais de 100 anos de história.

A dica para quem quer visitar os três museus juntos (Museu de Cera, Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show) é procurar por ingressos na categoria de passaporte, assim, é possível conseguir descontos em combo.

Museu da Harley ainda conta com um bar temático em Gramado @meudestinoelogoali

Museu de Minerais e Pedras Preciosas

Acervo do Museu de Pedras Preciosas conta com mais de 600 peças @meudestinoelogoali

O acervo do Museu de Minerais e Pedras Preciosas conta com mais de 600 pedras semipreciosas que foram extraídas, não somente do Rio Grande do Sul, mas de outros estados do Brasil e até mesmo do exterior.

Acervo do Museu de Pedras Preciosas conta com pedras brutas e trabalhadas @meudestinoelogoali

São ametistas brutas e lapidadas, amazonitas, turmalinas, ágatas, entre outras. Muitas das pedras lapidadas ganharam formas de caveiras, elefantes, rostos humanos e aves.

Existem, ainda, pedras em tamanhos grandes, que até simulam árvores.

Além da exposição, o museu tem uma lojinha em anexo que comercializa anéis, brincos, pingentes e utensílios para a casa trabalhados em pedras.

 

Mundo a Vapor

Fachada do Mundo a Vapor representa acidente com locomotiva desgovernada @meudestinoelogoali

O Mundo a Vapor é mais um retrato da criatividade do povo gaúcho para manter a economia de Canela. Segundo a história, a serraria era a principal atividade econômica da cidade no século passado. A família de Giuseppe Urbani se instalou em Canela e passou a trabalhar em consertos das máquinas a vapor das serrarias.

Omar e Benito Urbani, netos do italiano, criaram réplicas de máquinas a vapor que imitavam o processo industrial de olarias, pedreiras e siderurgias, todas com proporções exatas e ricas em detalhes.

Parque temático foi criado para mostrar, em réplicas, fases de processos industriais @meudestinoelogoali

Com a queda da produção das serrarias, os dois irmãos criaram, no ano de 1991, o parque temático. Além das máquinas que se movimentam explicando os processos industriais, o espaço tem uma loja de lembranças, trenzinho, degustação e loja da vinícola Jolimont.

É lá dentro que está construída a menor fábrica de papel do mundo, já que toda a reprodução do processo funciona. Já a fachada do espaço impressiona ao reproduzir o acidente ferroviário que aconteceu no ano de 1895, em Paris. Na ocasião, uma locomotiva desgovernada cruzou a estação, caiu de uma altura de 12 metros e ficou com a frente pendurada.

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. silvia carvalho

    Adoro conhecer os museus das cidades que visito! Confesso que a Serra Gaúcha tem tanta coisa pra fazer que não consegui conhecer todos que você listou aqui no seu post! Acho que está na hora de voltar e conferir os que faltam!

  2. Luisa Galiza

    Nossa, arraso esse post! Acho que ainda temos uma carência de artigos destinados a equipamentos culturais em lugares pelo Brasil.. parabéns!

  3. Curto muito ir aos museus quando viajo, aprendemos muito sobre a cultura local e a visão de mundo assim. Quanto aos três museus do passaporte (Museu de Cera, Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show) dá para conhecê-los e ainda ir no Mundo a Vapor em um mesmo dia?

  4. Liany Garves

    Eu adoro museus mas acabamos visitando mais museus quando viajamos pra fora do Brasil no geral né! Mas adoro ler essas dicas incentivando a visita de mais museus no Brasil pois temos um arsenal enorme e precisamos aproveitar mais dele!!

  5. Fui à Gramado dura, bem sem grana.. Por isso, não entrei nos museus, só tirei a foto clássica na frente do mundo a vapor e perguntei o preço do museu da moda e saí correndo logo Depois! Rs
    Mas fiquei com muita vontade de conhecer melhor alguns dos lugares q vc indicou aqui! Estamos pra voltar e vamos salvar esse post!

  6. Gente, quantos museus interessantes nessa região.
    Só conheço o Mundo À Vapor… Quantos dias para visitar todos?
    Adorei o post!
    Beijão

  7. Renata Telles

    Aiii que saudade me deu de Gramado ao ler seu post. Vc conseguiu reunir os melhores Museus, vale super a visita! Eu nao visitei o de cera, mas adorei os outros!!

  8. As suas dicas vão me ajudar na minha próxima viagem. Eu estarei no Sul em breve e adoro visitar musieua .. já fui no mundo a vapor e amei!
    Quantos dias você recomenda para ver tudo com calma?

  9. Adoro turistar pelos museus das cidades. Eu adorei seu post. Sempre quis saber porque a fachada do Mundo a Vapor é dessa forma. Ainda não conheço, mas com suas dicas, vou colocar na lista.

  10. Eu adorei o post, já visitei quase todos, só falta o Museu de Minerais e Pedras Preciosas que é lindo, hein?!
    Esses museus são uma graça e todos se divertem, pelo menos aqui em casa as crianças e o adultos se divertiram 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *