Roteiro de 8 dias pelos Lençóis Maranhenses

Publicado em 5 de agosto de 2019

Maiara Barbosa

Os Lençóis Maranhenses e sua infinidade de dunas e lagoas reservam diversos passeios. Escolher entre eles e adequar os desejos na quantidade de dias disponíveis é uma tarefa árdua. Para quem não gosta de ficar longe das comodidades da cidade, como banco, internet e opções de restaurantes, a dica é Barreirinhas. Já para aqueles que curtem um clima “roots” invista o tempo na Vila de Atins e na cidade de Santo Amaro.

Saiba mais:

Confira aqui as opções de passeio para o roteiro de 8 dias:

– Dia 1: Lagoa Bonita

@Josiel Santos

Com o transfer saindo pela manhã de São Luis, é possível chegar em Barreirinhas ainda para o almoço. A dica é o restaurante por quilo do Gaúcho que fica na Beira Rio. No final da tarde, após o deslocamento até a Lagoa Bonita é possível assistir o pôr do sol de lá.

– Dia 2: Vassouras, Caburé e Mandacaru

O passeio de barco sai por volta das 8h da manhã e o retorno acontece por volta das 16h. O passeio oferece uma diversidade de opções, como banho de rio, de mar e, claro, nas lagoas. Em Caburé geralmente acontece a pausa para o almoço. Lá também é possível fazer um passeio de quadriciclo até o ponto onde o rio encontra o mar.

 

– Dia 3: Tapuio

Fora do roteiro convencional, a visita até a comunidade de Tapuio proporciona um contato com os moradores de Barreirinhas e a oportunidade de acompanhar o processo de como é feita a farinha d´água. Para chegar até lá é necessário barco ou quadriciclo. O passeio sai por volta das 10h e retorna aproximadamente às 16h.

 

– Dia 4: Atins

Conhecida pelo clima rústico, as dunas e lagoas de Atins encantam até mesmo quem mora por lá. A graça no passeio já começa logo no caminho, nos veículos 4×4, subindo e descendo as dunas.

Há paradas para banho nas lagoas na ida e na volta, depois do almoço no próprio vilarejo. Outra opção de passeio por lá é o kitesurf. Se tiver tempo, não hesite: pernoite por lá.

– Dia 5: Lagoa da Gaivota, Andorinha e Ribinha-Ceará em Santo Amaro


O transfer até Santo Amaro sai por volta das 12h de Barreirinhas. Com chegada por volta das 15h, pela proximidade da cidade com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é possível encaixar um passeio logo de cara.

As lagoas da Gaivota, da Andorinha e a Ribinha Ceará são cercadas de altos paredões para descer correndo, rolando, ou sentada sobre uma prancha. Outro atrativo delas são os peixes na água.

– Dia 6: Emendadas

Uma das regiões mais bonitas dos Lençóis é também uma das mais desertas de chegar. Para quem tem vontade de experimentar o que é caminhar sobre as dunas, mas acredita que não terá condicionamento para o trekking, ou falta tempo na programação, o passeio até a Lagoa das Emendadas dá uma prévia.

O passeio dura o dia todo.

– Dia 7: Lagoa da Betânia

Conhecida pelo seu tamanho e pela coloração azul escura, o passeio até a Lagoa da Betânia passa por lagoas de águas cristalinas. O almoço é feito no povoado da Betânia e o retorno acontece no final da tarde, depois do pôr do sol.

– Dia 8: Retorno para São Luis

As agências de Santo Amaro realizam o transporte de volta para São Luis no período da manhã. É preciso reservar a passagem com antecedência.

 

Serviço:

  • Transfer São Luís x Barreirinhas: Kairós Tur
  • Hospedagem em Barreirinhas: Pousada Central
  • Guia em Barreirinhas: Josiel (contato: 98 988243726)
  • Transfer Barreirinhas x Santo Amaro: Motorista Cacau (contato: 98 8484-4589/ 98 9 9964-0211)
  • Hospedagem em Santo Amaro: Pousada Bellas Águas
  • Guia em Santo Amaro: Dom (contato: 98 9981-9574)

 

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Gustavo Mamede

    Quanto lugar lindo. Eu estou impressionado com o tanto de atrações, passeios e coisas pra se ver e fazer nos Lençóis Maranhenses. Quantos dias são recomendados?

  2. Vi que seu post foi de 8 dias. Você achou suficiente? Estou querendo montar meu roteiro e queira saber quantos dias precisarei. Pode me ajudar?

  3. Caramba! Não tinha ideia do tanto de passeio q tem nos lençóis! Adorei conhecer toda essa variedade! So ta mais dificil ainda escolher agora! rs

  4. Adorei esse post otimizado pra gente já ter uma noção e depois ver com calma cada um. Os 8 dias compensou, acrescentaria ou tiraria algum?

  5. E QUE ROTEIRO, hein!
    Estou querendo ir ainda esse ano e vou aproveitar as dicas ! Obrigada

  6. Maiara, você resolveu minha VIDA! Tava justamente querendo um roteiro para os Lençóis e você tem um prontinho, nossa, nem sei como agradecer. Maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *