Os Lençóis Maranhenses e sua infinidade de dunas e lagoas reservam diversos passeios. Escolher entre eles e adequar os desejos na quantidade de dias disponíveis é uma tarefa árdua.
Para quem não gosta de ficar longe das comodidades da cidade, como banco, internet e opções de restaurantes, a dica é Barreirinhas. Já para aqueles que curtem um clima “roots” invista o tempo na Vila de Atins e na cidade de Santo Amaro.
Saiba mais:
- Confira todas as dicas do Maranhão
- Confira as belezas de São Luís
- Como é a experiência de fazer um sobrevoo nos Lençóis Maranhenses?
- Nascer do Sol com Café da Manhã nos Lençóis Maranhenses: tudo o que você precisa saber pra ter essa exclusividade!
Confira aqui as opções de passeio para o roteiro de 8 dias:
Dia 1: Lagoa Bonita
Com o transfer saindo pela manhã de São Luis, é possível chegar em Barreirinhas ainda para o almoço. A dica é o restaurante por quilo do Gaúcho que fica na Beira Rio. No final da tarde, após o deslocamento até a Lagoa Bonita é possível assistir o pôr do sol de lá.
Dia 2: Vassouras, Caburé e Mandacaru
O passeio de barco sai por volta das 8h da manhã e retorna às 16h. O passeio oferece uma diversidade de opções, como banho de rio, de mar e, claro, nas lagoas.
Em Caburé geralmente acontece a pausa para o almoço. Lá também é possível fazer um passeio de quadriciclo até o ponto onde o rio encontra o mar.
Dia 3: Tapuio
Fora do roteiro convencional, a visita até a comunidade de Tapuio proporciona um contato com os moradores de Barreirinhas.
Lá também é um local de oportunidade de acompanhar o processo de como é feita a farinha d´água.
Para chegar até lá é necessário barco ou quadriciclo.
O passeio sai por volta das 10h e retorna aproximadamente às 16h.
Dia 4: Atins
Conhecida pelo clima rústico, as dunas e lagoas de Atins encantam até mesmo quem mora por lá. A graça no passeio já começa logo no caminho, nos veículos 4×4, subindo e descendo as dunas.
Há paradas para banho nas lagoas na ida e na volta, depois do almoço no próprio vilarejo. Outra opção de passeio por lá é o kitesurf. Se tiver tempo, não hesite: pernoite por lá.
Dia 5: Lagoa da Gaivota, Andorinha e Ribinha-Ceará em Santo Amaro
O transfer até Santo Amaro sai por volta das 12h de Barreirinhas. Com chegada por volta das 15h, pela proximidade da cidade com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é possível encaixar um passeio logo de cara.
As lagoas da Gaivota, da Andorinha e a Ribinha Ceará são cercadas de altos paredões para descer correndo, rolando, ou sentada sobre uma prancha.
Outro atrativo delas são os peixes na água.
Dia 6: Emendadas
Uma das regiões mais bonitas dos Lençóis é também uma das mais desertas de chegar. Para quem tem vontade de experimentar o que é caminhar sobre as dunas, mas acredita que não terá condicionamento para o trekking, ou falta tempo na programação, o passeio até a Lagoa das Emendadas dá uma prévia.
O passeio dura o dia todo.
Dia 7: Lagoa da Betânia
Conhecida pelo seu tamanho e pela coloração azul escura, o passeio até a Lagoa da Betânia passa por lagoas de águas cristalinas. O almoço é feito no povoado da Betânia e o retorno acontece no final da tarde, depois do pôr do sol.
Dia 8: Retorno para São Luis
As agências de Santo Amaro realizam o transporte de volta para São Luis no período da manhã. É preciso reservar a passagem com antecedência.
Serviço:
- Transfer São Luís x Barreirinhas: Kairós Tur
- Hospedagem em Barreirinhas: Pousada Central (contato: 98 988243726)
- Guia em Barreirinhas: Josiel (contato: 98 988243726)
- Transfer Barreirinhas x Santo Amaro: Motorista Cacau (contato: 98 8484-4589/ 98 9 9964-0211)
- Hospedagem em Santo Amaro: Pousada Bellas Águas
- Guia em Santo Amaro: Dom (contato: 98 9981-9574)
Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
As quatro estações do ano são resumidas apenas em duas nos Lençóis Maranhenses: inverno, conhecido também pelo período de chuvas, e o verão, com dias mais secos. As estações também dividem a alta e a baixa temporada. Confira:
- Entre janeiro e junho: É o período da baixa temporada, também conhecido como inverno, pela alta quantidade de chuvas nos Lençóis Maranhenses. Nestes meses, apesar das lagoas estarem mais cheias, chove praticamente todos os dias e a cor da areia fica mais escura.
- Entre julho e dezembro: É o período considerado como alta temporada de verão nos Lençóis Maranhenses. Quem viaja para lá nesta época encontra as lagoas com águas cristalinas, não será surpreendido por chuvas e também as areias ficam mais brancas. Para quem gosta, este período é o ideal para observar o céu, seja o nascer ou o pôr do sol, e também as estrelas. Há, inclusive, tours noturnos para observação do céu na alta temporada.
6 Comments
Quanto lugar lindo. Eu estou impressionado com o tanto de atrações, passeios e coisas pra se ver e fazer nos Lençóis Maranhenses. Quantos dias são recomendados?
Vi que seu post foi de 8 dias. Você achou suficiente? Estou querendo montar meu roteiro e queira saber quantos dias precisarei. Pode me ajudar?
Caramba! Não tinha ideia do tanto de passeio q tem nos lençóis! Adorei conhecer toda essa variedade! So ta mais dificil ainda escolher agora! rs
Adorei esse post otimizado pra gente já ter uma noção e depois ver com calma cada um. Os 8 dias compensou, acrescentaria ou tiraria algum?
E QUE ROTEIRO, hein!
Estou querendo ir ainda esse ano e vou aproveitar as dicas ! Obrigada
Maiara, você resolveu minha VIDA! Tava justamente querendo um roteiro para os Lençóis e você tem um prontinho, nossa, nem sei como agradecer. Maravilhoso!