O clima serrano atraiu muitos visitantes ilustres para Petrópolis. Não foi somente a Família Imperial que passava as férias de veraneio por lá: o pai da aviação, Santos Dumont, também se interessou pela cidade da região serrana do Rio de Janeiro e construiu uma casa no Centro da cidade.

A casa de Santos Dumont ficou conhecida como “A Encantada” e hoje tornou-se um museu. No acervo estão cartas, livros e outros objetos do proprietário, além de algumas curiosidades.

O projeto da casa foi todo desenhado pelo próprio Santos Dumont, porém foi seu amigo e engenheiro Eduardo Pederneiras que assinou o projeto, que tem o formato de um chalé tipo alpino francês. O apelido “Encantada” veio por conta do local onde a casa foi construída: na encosta de um morro chamado de Morro do Encanto.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

A casa, em si, não esbanjava luxo e tinha os cômodos simples e bem definidos. A sala funcionava tanto quanto escritório, quanto biblioteca. Na parte de cima havia apenas um pequeno banheiro o espaço para o colchão sob o madeiramento. Santos Dumont também montou uma oficina na casa onde passava horas trabalhando em suas criações.

Curiosidades sobre a Casa de Santos Dumont

Logo na entrada, os degraus da casa estão recortados, obrigando quem vá subir a entrar com o pé direito.

Enquanto alguns acreditam que o feito seja superstição, outros relembram que Santos Dumont era um homem muito baixo (1,52 metros), o que fez com ele tenha recortado a escada para seu joelho não bater no degrau seguinte.

Outra curiosidade é que a casa não conta com cozinha: quando Santos Dumont estava hospedado em Petrópolis, suas refeições eram preparadas no Palace Hotel. O antigo hotel, que hoje abriga a Universidade Católica de Petrópolis, fica em frente a Casa de Santos Dumont e também é conhecido na cidade pelo seu relógio de flores no jardim.

Se é difícil imaginar que ideias brilhantes tenham saído da mente de um homem tão baixinho, a altura da mesa fixada na sala passa uma dimensão melhor da altura de Santos Dumont. Foi ali que ele escreveu seu segundo livro, o autobiográfico “O que eu vi. O que nós veremos.” e dizem ainda que ele trabalhava em pé em frente a mesa.

Santos Dumont era um homem apaixonado pelo céu e pelas estrelas. Para alimentar essa sua paixão, no terraço da casa, ele construiu um observatório onde passava horas admirando as estrelas.

Saiba mais:

Centro Cultural 14 bis

Em um prédio anexo a Casa de Santos Dumont foi criado o Centro Cultural 14 bis. Ali é exibido um curta metragem sobre a vida do pai da aviação e também algumas maquetes ajudam a contar a história dele.

Outro destaque do espaço são as pinturas feitas em azulejo na área externa. Uma delas reproduz o desenho do 14 Bis. No espaço também é possível comprar lembrancinhas.

Informações úteis para visitar a Casa de Santos Dumont

Os sobrinhos de Santos Dumont eram os únicos herdeiros. Eles resolveram doar a casa à Prefeitura de Petrópolis para que ela fosse transformada num museu e, assim, a memória do pai da aviação não fosse esquecida.

A casa fica na Rua do Encanto, 22 – no Centro. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30. Os ingressos custam R$ 8 e há meia entrada para estudantes, professores e idosos.

Para se programar:

Petrópolis é uma cidade bem sinalizada com informações turísticas para os visitantes, mas não há uma equipe de guias de turismo no interior da Casa de Santos Dumont. Por isso, é importante é importante estar acompanhado de um profissional, que possa enriquecer a sua experiência, com informações históricas e curiosidades.

O Guia Sidnei Barbosa faz parte da associação de guias de turismo da cidade e seus roteiros incluem a visitação na Casa de Santos Dumont.

Ele possui especialidade em turismo histórico cultural, turismo de experiência, turismo ecológico, turismo gastronômico, o turismo pedagógico e até mesmo o turismo de cemitério!

O contato do Sidnei é o (24) 99238-9038 e o seu e-mail é o sidneiturismo32@hotmail.com.

O serviço do guia é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário