Skip to content

Fazenda Pratinha: lugar para relaxar em meio a Chapada Diamantina

Em meio às trilhas e cachoeiras, a Chapada Diamantina possui um lugar para quem quer relaxar, sem muito esforço e com muita estrutura. Conhecido como “oásis do sertão”, a Fazenda Pratinha é um complexo turístico que oferece diversas atividades, como tirolesa, caiaque, stand-up paddel, pedalinho, flutuação e até cavalgada e ensaios fotográficos.

No espaço, que fica no município de Iraquara, ainda existe uma cafeteria, restaurante, pousada e estrutura de vestiários. Além do pagamento da taxa de entrada no valor de R$ 80*, é preciso adquirir os serviços separadamente. Apenas a visita na Gruta Azul da propriedade é gratuita e já está inclusa na taxa de entrada.

Dentre todas as opções, sem dúvida, a flutuação no Rio Pratinha é a atração principal e imperdível para quem visita o espaço. Confira a seguir os detalhes de cada uma das atividades:

Tirolesa

Diversas atividades são realizadas no Rio Pratinha, que corta a propriedade. Ao deslizar pelo cabo de aço é possível cruzar as duas extremidades do rio de águas cristalinas. O percurso acaba dentro do rio e um banho nas águas do Rio Pratinha é inevitável no fim no trajeto.

Caiaque, Stand-up Paddel e Pedalinho

Para quem procura relaxar e atividades sem muitas emoções, as opções são o pedalinho para a família, além dos passeios de caiaque e stan-up. Todas as atividades acontecem com equipamentos de segurança e a supervisão de instrutores.

Fotos Subaquáticas

Em meio ao cenário mágico do local por conta da cor das águas, que mudam de cor entre o azul claro e o verde cristalino, eternizar os momentos na Fazenda Pratinha é possível através de um ensaio fotográfico. Ao longo das atividades realizadas no local ao longo do dia, fotógrafos estão disponíveis para uma sessão de fotos subaquáticas.

Após o ensaio, em alguns dias, todas as fotos são enviadas em alta definição digitalmente.

Cavalgada

Outra experiência diferenciada é a cavalgada na Fazenda Pratinha. Durante o passeio dá pra sentir o vento no rosto e observas as paisagens da fazenda. A atividade tem duração de cerca de 40 minutos.

Flutuação

A experiência da flutuação é única e acontece em dois momentos diferentes! Assim que os visitantes recebem o kit com o colete de flutuação, máscara para os olhos, pés de pato, lanterna e o snorkel, o instrutor repassa as orientações para, num primeiro momento, adentrar na caverna.

Aos poucos, ao adentrar na gruta, a passagem vai se estreitando e a iluminação solar natural desaparece totalmente. Ao longo do corredor formado entre a fenda das rochas inundado pelas águas, é possível avistar algumas espécies de peixes nadando no fundo do lago com o auxílio das lanternas.

Na chegada no salão, que fica nos fundos da gruta, o instrutor desafia a todos do grupo a desligar as suas lanternas e apenas sentir a natureza, com seus sons, movimentos e sem as luzes artificiais.

Na volta em direção à saída e ao sol, os visitantes podem flutuar (e se emocionar com a natureza) no poço que se forma do lado de fora da gruta. Ali dá para observar de perto diversas espécies de peixes nadando em meio a vegetação que se forma debaixo do espelho d´água, com cenas dignas das expedições na natureza do programa Globo Repórter.

 

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens