Skip to content

Pedra do Telégrafo: desvende tudo sobre as fotos e a trilha carioca

A trilha até a Pedra do Telégrafo ganhou notoriedade após as fotos, em que os visitantes estão pendurados, ou fazendo poses, na ponta de uma pedra, com um abismo abaixo, ganharem repercussão nas redes sociais.

Apesar da ilusão de ótica já ter sido esclarecida e revelado o fato que a foto representa apenas um ângulo da paisagem (já que logo abaixo existe uma pedra que dá suporte e segurança aos visitantes), ainda assim, muita gente visita o local, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro em busca dos clicks.

A trilha tem extensão total de apenas 1,5 km e o ponto mais alto do trajeto está a 354 metros acima do nível do mar.

Seja pelas fotos, ou não, a trilha guarda paisagens lindíssimas do litoral e da Barra de Guaratiba. Confira os detalhes:

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Onde fica e como chegar na Pedra do Telégrafo?

A Pedra do Telégrafo está na Zona Oeste carioca, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, que fica no setor da Barra de Guaratiba.

Isso significa que a região está afastada, cerca de uma hora de carro, da Zona Sul e do Centro da cidade, onde se concentram os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Por isso, o ideal é que você reserve um dia inteiro pra realização da trilha, caso esteja hospedado em Copacabana, por exemplo, considerando o deslocamento até lá.

Se você estiver de carro, basta colocar no GPS o endereço. O caminho até lá é pela Estrada Burle Marx, passando pela imponente Pedra da Gáveas e as praias selvagens da Zona Oeste.

Saiba mais:

empresas de turismo na cidade que oferecem o passeio até lá. Uma delas é a Jeep Tour que, além do serviço de transporte e guia, também inclui uma parada na praia no roteiro.

Também é possível chegar de transporte público até lá. Para quem vem do Centro, ou da Zona Sul, a primeira referência é desembarcar na Estação Jardim Oceânico do metrô, que fica na Barra da Tijuca. De lá pegue um BRT (ônibus) de número 25 em direção a Mato Alto e desça na estação Ilha de Guaratiba.

Depois é preciso pegar o ônibus 867 (Campo Grande x Barra de Guaratiba) e descer no ponto final. Chegando lá, os moradores locais poderão te direcionar para a subida e início da trilha.

Como é a trilha até a Pedra do Telégrafo?

A trilha é considerada de nível médio e a subida leva cerca de uma hora. Lá do alto é possível avistar a Restinga da Marambaia, as Praias Selvagens, o Recreio dos Bandeirantes, a Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea.

O caminho é bem sinalizado e movimentado por turistas e grupos de trilheiros. Antes do trecho de mata fechada da trilha, algumas casas de moradores vendem águas, sorvetes e lanches para quem quiser se abastecer antes de subida.

Há dois caminhos para chegar até o topo: um deles é a trilha tradicional, que começa na Praia Grande (Barra de Guaratiba), local onde se pega o Caminho dos Pescadores. De lá, é preciso subir uma escadaria até a Capela de Nossa Senhora das Dores, que dá acesso na Rua Parlon Siqueira e a ladeira íngreme.

Outra alternativa é ir pela antiga ponte até a Restinga da Marambaia. O local fica em frente a ladeira que dá acesso à trilha. Ainda assim é preciso se informar com os moradores sobre a opção de subir mais um trecho da trilha por mototáxi.

No final da trilha você irá avistar uma pedra com uma bandeira do Brasil no alto, mas a famosa Pedra do Telégrafo fica um pouco mais adiante.

Melhores horários para visitar a Pedra do Telégrafo:

Por conta da fama, o local costuma ficar muito cheio, principalmente aos finais de semana. A fila de espera para tirar uma foto pendurada na ponta da pedra pode demorar até 5 horas ou mais.

Por isso, o ideal é se programar para visitar o local no momento do nascer do sol, antes que os grandes grupos de visitantes cheguem por lá. Durante boa parte do ano, o sol nasce em cima do mar, proporcionando um espetáculo no céu, visto lá do alto.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens