Skip to content

Roteiros de chocolate pelo Brasil: 6 destinos que os chocólatras devem conhecer

Não haveria introdução melhor pra esse post do que a música do cantor Tim Maia: “Chocolate! Chocolate! Chocolate! Eu só quero chocolate”. Assim como o samba, a feijoada e o futebol são considerados “paixão nacional”, o chocolate também poderia entrar nessa lista e comprovo essa informação com alguns números:

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) publicada em abril de 2021, o consumo de chocolate não para de crescer e ele já faz parte da lista de compra de mais de 80% dos lares brasileiros. Além disso, em 2019, o Brasil faturou R$ 11 bilhões com o segmento.

O Brasil está entre os dez maiores produtores de cacau do mundo e, no ano passado, a indústria produziu 757 toneladas de chocolate, pra consumo interno e exportação.

Dito isso, acredito que você já esteja com água na boca e pensando em arrumar as malas pra alguns dos destinos a seguir, confira as dicas:

Gramado (RS)

Em Gramado está a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil

Um dos primeiros destinos que vem a cabeça quando falamos em chocolate é Gramado, na Serra Gaúcha. O clima ameno é uma combinação ideal para degustar os chocolates artesanais fabricados na cidade.

São diversas fábricas (e até parques) dedicados aos chocolates por lá. Entre as marcas mais conhecidas estão a Lugano, Prawer e a Florybal, que contam com várias lojas espalhadas pelo centro da cidade. Em várias delas é possível fazer visitas guiadas para conhecer o processo de fabricação do chocolate e conhecer as suas variedades.

No Mundo do Chocolate existem diversas esculturas de monumentos do mundo todo feitos em chocolate. Já o Reino do Chocolate conta a história do chocolate, desde a sua descoberta, até os tempos atuais com muita interação.

Ilhéus (BA)

Foto: Portal Turismo Total

Na costa sul da Bahia, Ilhéus se destaca pela produção de cacau. Ao longo do século XX, a cidade foi uma das principais produtoras do Brasil e, por isso, preserva até hoje a história desse período através das fazendas que hoje estão abertas para visitação.

Além da visitação nas fazendas, onde é possível conferir de perto o plantio do cacau, o processo de secagem das sementes, além de degustar, na cidade existem várias lojas especializadas em chocolate.

Campos do Jordão (SP)

Localizado na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão fica movimentada, principalmente durante o inverno. Entre os atrativos da cidade, além do Parque Amantikir, os mirantes e o Parque Capivari, por exemplo, o chocolate artesanal também divide espaço com os restaurantes e as lojas de malharia e artigos de couro.

O fábrica de chocolate mais famosa da cidade é o Chocolate Araucária. Pelas lojas de Campos de Jordão é possível conferir que o chocolate é empregado em licores, cafés, geleias, fondues, bombons e muito mais.

Saiba mais:

Vila Velha (ES)

Foto: Nestlé

É no litoral do Espírito Santo que fica a fábrica de uma das marcas de chocolates mais conhecidas do Brasil. Além das belas praias, do Convento da Penha, outro ponto de interesse para se conhecer em Vila Velha é a fábrica de chocolates da Garoto.

A fábrica oferece uma visita guiada e também é possível conferir o museu da Garoto, que conta a história da marca. O passeio termina na loja da fábrica, onde é possível comprar pra levar para casa os diversos bombons da marca.

Itu (SP)

Foto: SP City

A Fazenda do Chocolate, que fica na cidade de Itu, oferece diversas opções de passeios que incluem atividades além do chocolate: por lá é possível fazer cavalgadas, saborear a culinária caipira no restaurante do espaço, além de relaxar e ver de perto os animais dos viveiros.

O roteiro do chocolate inclui uma caminhada pela fazenda e também no laboratório, para conferir de perto o processo de fabricação do chocolate. O café moído na hora também é outro destaque da fazenda.

Petrópolis (RJ)

Desde 1953, a cidade de Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro, possui sua própria fábrica de chocolates. A fábrica de chocolates Katz tem origem com as famílias de imigrantes alemães que chegaram na cidade e, até hoje, presam pelo processo artesanal das receitas.

Além dos chocolates, marca também produz biscoitos amanteigados. Na loja da fábrica, que fica no Centro da cidade, além da diversidade dos chocolates e biscoitos, o cardápio conta com bolos, tortas e salgados para consumo no local.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens