O silêncio que se observa no pátio do Santuário de Nossa Senhora de Fátima só é quebrado pelo badalar dos sinos da capelinha das aparições, convidando os devotos para orações. Até mesmo a música que ecoa do sino relembra a história das aparições de Nossa Senhora para os três pastorinhos através da canção: “As 13 de maio na cova da Iria, do céu aparece a Virgem Maria…”
As aparições aconteceram em 1917, sendo a primeira delas no dia 13 de maio. O local costumava a reunir quase 30 mil fieis em busca de curas e milagres, o que acabou transformando Fátima em um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo.
Nossa Senhora apareceu para três crianças: Jacinta, de 10 anos na época, Francisco, de 9 anos, e sua irmã Jacinta, de 7 anos. De acordo com os relatos, a aparição aconteceu sobre uma azinheira enquanto as crianças apascentavam o rebanho.
Fenômenos climáticos antecederam as aparições, o que causou uma comoção maior ainda.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
O que visitar em Fátima?
A Capelinha das orações é um dos locais mais procurados pelos devotos. Ali acontecem missas e os fiéis se reúnem para rezar o terço.
A Capelinha é considerada o “coração” do Santuário. Das seis aparições de Nossa Senhora, cinco aconteceram neste local. Os relatos ainda dizem que teria sido a Mãe de Jesus quem pediu que se erguesse uma capela no local, o que aconteceu em 1919.
Saiba mais:
- As histórias de amor escritas em Braga e mais 5 dicas de passeio
- Vila de Aljustrel: um pouco mais do turismo religioso de Fátima
- Os encantos da cidade do Porto
- 10 razões para incluir Aveiro em seu roteiro por Portugal
- Morar em Portugal: dicas que você NÃO deve seguir
A primeira missa, porém, foi celebrada somente no dia 13 de outubro de 1921. Ela chegou a ser reconstruída e foi reinaugurada em 1923.
O que se destaca na Capelinha é o órgão musical que acompanha as celebrações. Andando pelo pátio do Santuário, não é difícil de ouvir a canção “Treze de Maio” em versão instrumental.
A azinheira original, de onde Nossa Senhora fazia suas aparições, desapareceu. Porém, atrás da capelinha, uma réplica da árvore foi plantada no mesmo local e, inclusive, é considerada de “interesse público” pelo estado português.
Já a Basílica do Santuário foi construída no local indicado por Nossa Senhora em uma de suas aparições. De estilo neobarroco, ela abriga o túmulo dos três pastorinhos. De um lado estão os túmulos de Jacinta e Lúcia e, do outro, do menino Francisco.
A construção da basílica foi feita somente com pedras da região e a torre mede 65 metros. La em cima fica uma cosia de bronze de mais de 7 mil quilos.
O Santuário ainda tem uma sala reservada para confissões na Basílica da Santíssima Trindade. Lá dentro, padres de diferentes nacionalidades se revezam para atender os fieis.
No Portal do Santuário é possível consultar todos os horários de missas, celebradas tanto na Capelinha, quanto na Basílica e nos demais espaços do Santuário, além dos horários de confissão e da tradicional procissão das velas. O site disponibiliza também o idioma de cada celebração.
9 Comments
Muito ineressante! Visitar Fatima deve ser incrível até para quem não é religioso, como eu. Adoro aprender mais sobre qualquer assunto. Obrigada por compartilhar.
Caramba Mai, deve ser um passeio tão forte e poderoso né? Fiquei imaginando as crianças que a viram, como deve ter sido especial esse momento. Arrepiei!
Oi Maiara, que ótimo este post! Quero muito visitar Fátima com minha mãe algum dia. É fácil chegar até a Basílica?
Pouca gente fala de turismo religioso… acho que deve ser um passeio sensacional e espero ir um dia!
Conheci em março de 2018… Visitar o Santuário de Fátima pra mim foi muito especial… que lugar mais abençoado e de paz, né?
É o tipo de lugar que vale a pena visitar independente de ser ou não católico né? Acho que as igrejas guardam tanto da cultura e história do lugar que é impossível ficar indiferente a elas. Belo post!
Sensacional este post, além da história das 3 crianças que viram a Nossa Senhora quem visita esse lugar fica maravilhado com tanta riqueza e tanta história, algo que é bem representado aqui em Portugal, vale a pena visitar esse lugar!
Uma coisa que eu gosto de fazer em minhas viagens é visitar igrejas. Na verdade, são os únicos momentos em que eu as frequento. Valem super a pena, é uma mais linda que a outra!
Oi Maiara que post lindo e emocionante. Um lugar tão abençoado! Estou contando os dias para conhecer. Obrigada por compartilhar