Caraíva é encontro do rio com o mar. Das crianças com a infância de verdade feita para brincar. Caraíva é respeito à natureza, é onde o tempo corre de acordo com as remadas do canoeiro e a maré.
Caraíva é cor… nas casinhas, na água do rio, na areia da praia, no verde da vegetação e no artesanato indígena. Caraíva também é música, seja ela no forró, samba, MPB ou até mesmo lambada.
Não se apaixonar por essa mistura que é Caraíva é quase impossível. Por isso, a vontade é de querer aproveitar sempre mais do paraíso escondido no sul da Bahia.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Saiba mais:
- O que visitar no Centro Histórico de Porto Seguro?
- Parque Marinho Recife de Fora
- Santa Cruz de Cabrália e o encontro com as origens do Brasil
- Saiba o que esperar de Arraial d´Ajuda além da vida noturna
- Confira a combinação perfeita para visitar Trancoso sem ir à falência
- Praia do Espelho: uma das mais bonitas do Brasil
- Conheça o projeto Nordeste Além das Praias
Confira o que há de melhor para se fazer por lá:
Conferir o artesanato de Caraíva
Assim como em toda a região sul da Bahia, os índios também marcam presença em Caraíva. Por lá, porém, a impressão é que eles vivem mais a vontade e verdadeiramente, sem querer (ou ter) que impressionar os visitantes.
Mesmo sem vestimentas típicas e poucos adereços, os traços indígenas são facilmente percebidos nos rostos dos idosos, das mulheres que carregam cestos na cabeça e nas crianças que correm pelas ruas de areia.
Logo na chegada de Caraíva, na beira-rio, alguns índios expõem seus trabalhos manuais para a venda. São diversas opções de colares, brincos e pulseiras nos mais variados tamanhos e cores. Há também utensílios domésticos confeccionados em madeiras e enfeites.
Mais do que um presente ou lembrança, o comércio artesanal fortalece a economia local e ajuda a comunidade.
Observar as mensagens das plaquinhas espalhadas em Caraíva
Sem dúvida você já deve ter se deparado com uma foto como essa acima. A simpática fachada é de uma loja de roupas que fica do lado esquerdo de Caraíva, a partir do desembarque da canoa, em direção ao mar.
Caraíva porém, é muito mais poesia e o jeito de se viver reflete nos pensamentos transmitidos nas plaquinhas fixadas nas paredes dos comércios e as ruas.
Banho no Rio Caraíva
Um dos encantos de Caraíva é a possibilidade de poder se banhar nas águas do mar e também do Rio Caraíva. Na praia do rio existem algumas barracas, com cadeiras e espreguiçadeiras, tudo sem muito luxo, mas aconchegante.
As águas do rio são escuras é há quem aproveite para praticar stand up paddle. De águas calmas é possível encontrar crianças brincando na beira do rio tranquilamente.
Observar as casinhas de pescadores de Caraíva
Próximo do trecho onde o Rio Caraíva encontra o mar, entre as barracas da praia, estão casinhas de pescadores e nativos.
Fotogênicas e coloridas, difícil é não se imaginar morando ali e descansando na rede de frente para o mar…
Visitar a Capela de São Sebastião
Na parte alta de Caraíva, no lado oposto do encontro do rio com o mar, é onde fica a Capela de São Sebastião.
No altar está a imagem do santo que é considerado um mártir da Igreja Católica, por ter morrido durante uma perseguição.
Luzes e flores enfeitam o altar. O vermelho da decoração se contrasta com a pintura azul e faz com que se tenha a impressão de que a capela saiu de um livro antigo de história.
Do lado de fora, uma cruz na praça sinaliza a capelinha, que fica bem próximo de uma grande árvore que dá sombra nos dias mais quentes.
Curtir a noite em Caraíva
É quando escurece que Caraíva ganha ainda mais vida e anima os fãs de forró, de samba e até de lambada. A noite por lá reúne jovens e casais mais experientes para dançar, ou apenas ouvir uma música ao vivo nos barzinhos da parte alta do vilarejo.
Prometer que vai voltar em Caraíva!
Caraíva tem hostels e pousadas para quem quiser se hospedar por lá e aproveitar tudo com mais calma. Para chegar até lá são 26 quilômetros, sendo a maioria do percurso em estrada de terra, partindo de Arraial d´Ajuda.
No final da viagem é preciso atravessar o Rio Caraíva. Antes da travessia, há um posto para o pagamento da taxa ambiental. O pagamento de R$ 10, porém, não é obrigatório.
A travessia do rio é rápida, não dura nem 10 minutos e o barqueiro cobra R$ 5 por pessoa.
Para se programar
Para quem tem pouco tempo, mas não quer perder a oportunidade de conhecer Caraíva, a dica é o passeio de bate e volta da Cacau Tour.
Os canais de comunicação estão sempre funcionando para agendar o seu passeio, nem que seja em cima da hora. O clima familiar da empresa faz também com que você se sinta de casa e despeje confiança na equipe da Cacau Tour.
A agência realiza passeios para Trancoso, Praia do Espelho, além de traslado e venda de ingressos para parques, festas, shows e eventos culturais de Arraial d´Ajuda.
A frota da Cacau Tour é outro diferencial da agência: são duas vans em ótimo estado de conservação, sempre nas mãos de motoristas experientes e competentes, que fazem a vez de guias. Outra novidade da agência é o aluguel de bike para passeios para conhecer Arraial d´Ajuda.
A Cacau Tour fica na Rua São Pedro, 27, no Centro de Arraial e atende seus clientes também pelo (73) 9901-6520.
*A viagem para Caraíva teve apoio da agência Cacau Tour. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!