Charme define Arraial d´Ajuda. De noite é quando Arraial ganha vida e as luzes dos restaurantes roubam o olhar. Entre ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas, que vendem diversos artesanatos, o Centro transmite paz em um ambiente democrático para todos os bolsos.

Na Rua Mucugê, que leva a fama da “Rua Mais Charmosa do Brasil”, restaurantes sofisticados e galerias de arte dividem espaço com points de açaí, tapioca e restaurantes que oferecem prato feito. Até mesmo nas pracinhas com música ao vivo, com mesas e cadeiras elegantes, há espaço para os bolsos mais apertados.

A música está presente em toda a Rua Mucugê: apresentações ao vivo acontecem nos restaurantes, nas pracinhas e próximo da calçada, com os músicos que tocam seu violão e deixam o chapéu no chão.

Saiba mais:

Da MPB ao rock, o forró também tem espaço garantido por lá no Gonguê Forró Bar. O espaço para os baladeiros de plantão, porém, é o Morocha. O Beco das Cores também costuma ter apresentações musicais.

Ao redor da Praça da Igreja Matriz, os restaurantes também fazem sucesso e espalham mesas e cadeiras pela rua.

Já a Rua da Broadway, ou Rua da Bróduei, é conhecida pelos preços atraentes para quem busca lembranças e itens de moda praia.

A democracia e o respeito aos diversos estilos é tamanha no centro de Arraial d´Ajuda existe o Espaço Hippie, que reúne artesãos e músicos.

Para encontrar o endereço do Espaço Hippie não tem erro: basta seguir pela Rua da Broadway, em direção oposta da Praça da Igreja Matriz e logo uma placa dizendo “não a hippofobia” indica o espaço.

Praias de Arraial d´Ajuda

Arraial d´Ajuda é lugar de praias paradisíacas, com grandes faixas de areia, mar calmo e águas limpas. Logo após a balsa de Porto Seguro está a Praia do Apaga Fogo, a Praia de Araçaípe e a Praia dos Pescadores e seu clima roots com corais.

Em seguida, a famosa Praia do Mucugê, a Praia de Pitinga (que precisa de uma van para chegar até lá), a Praia da Lagoa Azul e a Praia de Taípe e suas falésias (mais afastada ainda do Centro).

Fonte de Nossa Senhora d´Ajuda

Para ter uma vista ainda melhor da Praia dos Pescadores, os fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Ajuda esconde um belo mirante. Antes de alcançar a subida, porém, o caminho de quem vem das praias de Araçaipé e dos Pescadores passa pela Fonte de Nossa Senhora d´Ajuda, que fica na parte baixa da cidade.

Os devotos acreditam que as suas águas são milagrosas e, quem ali se banha também acaba voltando para Arraial d´Ajuda.

Mirante das Fitas de Arraial d´Ajuda

A vontade de retornar aumenta quando o Mirante das Fitas revela todas as cores da natureza, principalmente na hora do pôr do sol. Cada fitinha amarrada nas grades do mirante carrega pedidos e sonhos e fez com que o local se tornasse um cartão postal de Arraial d´Ajuda.

Quando a brisa bate de leve, os coqueiros da praia balançam lá debaixo e, em seguida, as fitinhas também se agitam. Enquanto isso, algumas aves cruzam no céu e as primeiras estrelas começam a brilhar e a brisa da noite refresca o dia quente.

Entre tantas fotos de recordação há em embale um som no violão nos degraus do fundo da igreja e, assim, Arraial d´Ajuda vai ressurgindo para sua agitação noturna.

Como chegar em Arraial d´Ajuda?

A balsa que faz a travessia de Porto Seguro opera todos os dias e custa R$ 5 por pessoa. O valor pago por carro pode variar de acordo com a época do ano. Entre às 6h e 23h59, as saídas são a cada meia hora. Já durante a madrugada, uma balsa parte a cada hora. A travessia dura, em média, dez minutos.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.