Parque Marinho Recife de Fora de Porto Seguro

Publicado em 9 de dezembro de 2019

Maiara Barbosa

Navegando pelo mar é lá onde está escondido um dos cenários mais belos de Porto Seguro. O Parque Marinho Recife de Fora preserva uma infinidade de espécies marinhas que podem ser visitadas de acordo com o regime da maré.

Pela manhã as embarcações saem de Porto Seguro com destino ao alto mar numa viagem que dura, em média, 50 minutos. O caminho começa tranquilo pelas águas do Rio Bunharém, que protege toda a orla da cidade, até que as embarcações encontrem as ondas do mar.

São 17,5 quilômetros de corais onde vivem espécies de corais e estrela do mar, mas, apenas 5% da área está aberta para visitação. O projeto de conservação da área depende de voluntários, como Pedro, que recebe os visitantes, explica sobre os cuidados que se deve tomar ao visitar o Parque Marinho Recife de Fora para que a biodiversidade não seja prejudicada. Mesmo sem nenhuma remuneração, ele se sente orgulhoso do trabalho que realiza. Pedro conta que antes seu pai ia até o local para pescar. Hoje, o filho, repete os caminhos do pai, porém com um propósito bem diferente que é ajudar na preservação.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Quando a maré está baixa, e a água cristalina, é possível avistar algas, corais e gorgônias. Para aproveitar ainda mais o passeio, as agências oferecem equipamentos como óculos, máscaras para mergulho e sapatilhas de borracha para que os pés não se machuquem.

Saiba mais:

A natureza precisa ser respeitada e as normas de visitação devem ser cumpridas. Por isso, não é permitido se apoiar nas bordas das piscinas naturais e há lugares corretos para entrar e sair, sem que o recife seja agredido pelos pés.

A flutuação, além de proporcionar uma vista exclusiva da biodiversidade marinha, também traz a sensação de que somos apenas um visitante, um ser que não faz parte do ambiente e, por isso, devemos respeitar o habitat.

Poucas horas depois, a natureza despede os visitantes quando a maré sobre e encobre o recife. A volta para o barco pode ser feita nadando, ou em botes infláveis. Antes do horário do almoço o passeio é concluído.

Como visitar o Parque Marinho Recife de Fora?

A agência Porto Nativo é parceira da Luanda Turismo Náutico, que oferece passeios marítimos em Porto Seguro. As embarcações são seguras, bem equipadas com equipamentos de segurança e o serviço de bordo inclui água e frutas. Na volta costumam servir lanches também.

Para tornar a viagem mais agradável e completa, um guia faz parte da tripulação e também há uma equipe que registra o passeio no Parque Marinho Recife de Fora com fotos e vídeos. O material oferecido é de ótima qualidade e, tudo isso, no som do melhor do axé da Bahia.

*A viagem para Porto Seguro teve apoio das agências Porto Nativo e Luanda Turismo. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *