Charme define Arraial d´Ajuda. De noite é quando Arraial ganha vida e as luzes dos restaurantes roubam o olhar. Entre ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas, que vendem diversos artesanatos, o Centro transmite paz em um ambiente democrático para todos os bolsos.
Na Rua Mucugê, que leva a fama da “Rua Mais Charmosa do Brasil”, restaurantes sofisticados e galerias de arte dividem espaço com points de açaí, tapioca e restaurantes que oferecem prato feito. Até mesmo nas pracinhas com música ao vivo, com mesas e cadeiras elegantes, há espaço para os bolsos mais apertados.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
A música está presente em toda a Rua Mucugê: apresentações ao vivo acontecem nos restaurantes, nas pracinhas e próximo da calçada, com os músicos que tocam seu violão e deixam o chapéu no chão.
Saiba mais:
- O que visitar no Centro Histórico de Porto Seguro?
- Parque Marinho Recife de Fora
- Santa Cruz de Cabrália e o encontro com as origens do Brasil
- Confira a combinação perfeita para visitar Trancoso sem ir à falência
- 7 coisas para se fazer ao visitar Caraíva
- Praia do Espelho: uma das mais bonitas do Brasil
- Conheça o projeto Nordeste Além das Praias
Da MPB ao rock, o forró também tem espaço garantido por lá no Gonguê Forró Bar. O espaço para os baladeiros de plantão, porém, é o Morocha. O Beco das Cores também costuma ter apresentações musicais.
Ao redor da Praça da Igreja Matriz, os restaurantes também fazem sucesso e espalham mesas e cadeiras pela rua.
Já a Rua da Broadway, ou Rua da Bróduei, é conhecida pelos preços atraentes para quem busca lembranças e itens de moda praia.
A democracia e o respeito aos diversos estilos é tamanha no centro de Arraial d´Ajuda existe o Espaço Hippie, que reúne artesãos e músicos.
Para encontrar o endereço do Espaço Hippie não tem erro: basta seguir pela Rua da Broadway, em direção oposta da Praça da Igreja Matriz e logo uma placa dizendo “não a hippofobia” indica o espaço.
Praias de Arraial d´Ajuda
Arraial d´Ajuda é lugar de praias paradisíacas, com grandes faixas de areia, mar calmo e águas limpas. Logo após a balsa de Porto Seguro está a Praia do Apaga Fogo, a Praia de Araçaípe e a Praia dos Pescadores e seu clima roots com corais.
Em seguida, a famosa Praia do Mucugê, a Praia de Pitinga (que precisa de uma van para chegar até lá), a Praia da Lagoa Azul e a Praia de Taípe e suas falésias (mais afastada ainda do Centro).
Fonte de Nossa Senhora d´Ajuda
Para ter uma vista ainda melhor da Praia dos Pescadores, os fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Ajuda esconde um belo mirante.
Antes de alcançar a subida, porém, o caminho de quem vem das praias de Araçaipé e dos Pescadores passa pela Fonte de Nossa Senhora d´Ajuda, que fica na parte baixa da cidade.
Os devotos acreditam que as suas águas são milagrosas e, quem ali se banha também acaba voltando para Arraial d´Ajuda.
Mirante das Fitas de Arraial d´Ajuda
A vontade de retornar aumenta quando o Mirante das Fitas revela todas as cores da natureza, principalmente na hora do pôr do sol. Cada fitinha amarrada nas grades do mirante carrega pedidos e sonhos e fez com que o local se tornasse um cartão postal de Arraial d´Ajuda.
Quando a brisa bate de leve, os coqueiros da praia balançam lá debaixo e, em seguida, as fitinhas também se agitam. Enquanto isso, algumas aves cruzam no céu e as primeiras estrelas começam a brilhar e a brisa da noite refresca o dia quente.
Entre tantas fotos de recordação há em embale um som no violão nos degraus do fundo da igreja e, assim, Arraial d´Ajuda vai ressurgindo para sua agitação noturna.
Como chegar em Arraial d´Ajuda?
A balsa que faz a travessia de Porto Seguro opera todos os dias e custa R$ 5 por pessoa. O valor pago por carro pode variar de acordo com a época do ano. Entre às 6h e 23h59, as saídas são a cada meia hora. Já durante a madrugada, uma balsa parte a cada hora. A travessia dura, em média, dez minutos.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!