Skip to content

Petrópolis além do óbvio: conheça os atrativos de 5 bairros rurais

Cada bairro de Petrópolis possui seu charme. Seja pelos monumentos históricos, pela gastronomia ou pelos atrativos naturais, com os viajantes que reservarem 2 dias ou mais pela cidade terão a oportunidade de conhecer os diferenciais da cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

Confira o que cada um dos bairros de Petrópolis tem de especial:

Bairro do Nogueira

Foto: Sou Petrópolis/divulgação

O pequeno bairro do Nogueira traz a pacacidade do interior. O centrinho do bairro é pequeno e, em meio período, é possível visitar seus principais pontos turísticos em uma leve caminhada.

Saiba mais:

Logo na entrada do bairro fica a Estação de Nogueira, construída no início do século XX, o Museu do Trem e uma réplica da Locomotiva Baroneza. A visitação no museu é gratuita e o acervo reúne livros que ajudam a contar a história da estação de trem do bairro.

Foto: Sou Petrópolis/divulgação

A dica é estacionar por ali e seguir a pé. Um pouco mais adiante, fica a famosa Pão e Pão: endereço das empadas mais famosas de Nogueira e de toda a cidade de Petrópolis. A tradição da fabricação de empadas dura mais de 30 anos e os sabores são os mais diversos.

Foto: Sou Petrópolis/divulgação

Cerca de 400 metros a diante fica o lago de Nogueira. Ao redor da borda do lago, diversas cerejeiras florescem no final do outono e no início do inverno. Ali tem uma pista de caminhada e as famílias costumam se reunir para relaxar e até mesmo pescar no lago.

Bairro do Rocio

Menos conhecido que os outros bairros de Petrópolis, o Rocio está sendo descoberto aos poucos e ficou famoso através do Poço Negro. A cachoeira costuma ficar movimentada aos finais de semana, nos horários em que os raios de sol incidem diretamente no poço.

É preciso tomar cuidado com o lado esquerdo do poço. Ali o ideal é nadar somente na superfície, já que no fundo existe um sumidouro.

A entrada para a cachoeira não é sinalizada, mas fica na estrada principal do bairro, depois de uma ponte. Na altura em que a estrada abre um recuo da estrada, fica a entrada da trilha da cachoeira, no lado direito.

Outros destaques do bairro do Rocio são a capelinha e o restaurante Trutas do Rocio.

Vale das Videiras

Para quem busca contato com a natureza, esportes e boa gastronomia, o endereço em Petrópolis atende pelo nome de Vale das Videiras. A região oferece diversas opções de trilhas, cachoeiras, poços para banho e cachaçarias.

Um local que reúne um pouco disso tudo é o Galpão Caipira: lá é possível conhecer a culinária local e também fazer passeios de bike pelas estradas de terra da região. O destino dos circuitos oferecidos são as cachoeiras e mirantes. No Galpão Caipira também dá para se hospedar em uma das suítes e relaxar no SPA.

Foto: Galpão Caipira/divulgação

Uma das trilhas mais bonita e fáceis da região é o Mirante da Trilha do Cuca, que oferece uma vista panorâmica para as montanhas da região do Vale do Café.

O Centrinho do Vale das Videiras também comercializa os produtos típicos da região nos empórios e lojas de artesanato.

Itaipava

Pouca gente sabe mas, na verdade, Itaipava pertence à Petrópolis e é classificado como distrito da cidade. Formalidades à parte, Itaipava reúne muito charme em suas galerias comerciais e diversas opções gastronômicas.

Além disso, outro lugar indispensável é o Castelo de Itaipava, considerado o único castelo medieval da América Latina. O Castelo, que pertencia ao Barão de Vasconcelos, foi construído no início do século XX e hoje está aberto para visitação. Também é possível se programar para conhecer o restaurante e o SPA do castelo.

Outras opções de visita são o Parque Municipal de Itaipava, o Hortomercado, que reúne opções de comidas locais e o comércio de flores e plantas, e a Feirinha de Itaipava, com mais de 400 stands para roupas, acessórios e presentes.

Itaipava também tem uma fábrica de Cerâmicas, um pequeno cinema dentro de uma livraria, o Cine Itaipava, espaços para quem gosta de decoração e paisagismo (o Arteiro) e até mesmo uma fazendinha, com animais e pôneis.

A Cachoeira da Macumba e o Vale da Lua, outros dois importantes pontos turísticos de Petrópolis, também ficam em Itaipava.

Secretário

Foto: Haras Radachi

O grande destaque do bairro de secretário são os passeios à cavalo. No Haras Radachi, além de alugar os cavalos para percorrer as estradinhas entre as montanhas, dá para conhecer os demais animais da fazenda.

Além das diversas opções gastronômicas, Secretário ainda tem uma vinícola, a Vinícola Inconfidência e uma fábrica de queijos: a LeitepurO.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens