Skip to content

Vale das Videiras: confira 3 opções de passeio na área rural de Petrópolis

As opções de passeios nos bairros rurais de Petrópolis impressionam pela diversidade: cavalgada, cachaçarias, trilhas, cachoeiras, bike e até SPA. O Vale das Videiras é rodeado por montanhas, preserva a cultura do local e oferece cerca de 12 circuitos diferentes.

O acesso para o Vale das Videiras é em direção à Araras: o motorista deve pegar a saída 65 da BR-040 e virar à direita na Estrada Bernardo Coutinho. Em seguida, acesse a Estrada Almirante Paulo Meira (RJ-117). O Vale das Videiras fica na altura do km 18.

Trilha Mirante da Cuca

Ao longo da trilha até o Mirante da Pedra da Cuca, na região do Vale das Videiras, os olhos de uma índia esculpida em uma pedra parece acompanhar a subida, como se fosse uma guardiã daquela região de Petrópolis.

Durante o percurso, em trechos de mais fechados na mata, com alguns degraus íngremes a serem vencidos, a Pedra da Índia desaparece e se revela em seguida, apresentando mais detalhes da sua grandiosidade.

Saiba mais:

O caminho até o Mirante da Cuca é apenas o primeiro trecho de uma trilha maior, que leva até o topo da Pedra da Cuca, que fica a 1.7 mil metros de altitude. Até o Mirante da Cuca a subida é de uma hora, em média. Já até a Pedra da Cuca, o trajeto completo dura entre 1h30 a 2h30 para a subida.

Ao chegar no Mirante, uma surpresa: se durante o caminho a Pedra da Índia acompanhava a subida, a posição do mirante faz com que as montanhas da região do Vale do Café se descortinem no horizonte.

Para completar, pequenas flores rosas cravadas nas pedras trazem a delicadeza para a paisagem acima das nuvens.

Como chegar?

O acesso ao início da trilha está na Rua Som das Águas. Do centro de Petrópolis, de carro, até o início da trilha são cerca de 40 minutos.

Cachoeira da Ponte Funda

Para completar o passeio e aproveitar o Vale das Videiras por inteiro, na volta faça uma paradinha na Cachoeira da Ponte Funda. A cachoeira possui um poço bom para nadar, sem muitas pedras no fundo e não é muito profundo.

O seu diferencial é a borda de pedra, que proporciona um visual diferente no meio das árvores de mata fechada.

Como chegar?

O poço fica na mesma estrada que dá acesso ao Vale das Videiras, a Estrada Almirante Paulo Meira, no km 15, do lado de quem segue sentido para Petrópolis. A entrada da trilha está bem ao lado da Igreja Assembleia de Deus.

Para chegar até a cachoeira, basta entrar em uma simples trilha de menos de 5 minutos.

Galpão Caipira

Foto: Galpão Caipira/divulgação

Para quem ama a natureza e esportes, uma visita ao Galpão Caipira é essencial no período da tarde para encerrar o dia pelo Vale das Videiras! O espaço funciona como restaurante e pode ser uma ótima opção para o almoço pós trilha e cachoeira.

Para os mais dispostos, é possível alugar bicicletas e percorrer as estradas de terra da região. O Galpão Caipira também oferece guiamento em outras trilhas e cachoeiras. Além disso é possível se hospedar em uma das suítes do galpão e até mesmo relaxar no SPA montado no local.

Como chegar?

O Galpão Caipira fica na Estrada Almirante Paulo Meira, 8320, no Centrinho do Vale das Videiras. O telefone para reservas é o (24) 2225-3072.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens