A tradição dos PUBs irlandeses e o Temple Bar

Publicado em 27 de novembro de 2018

Cada PUB tem seu charme em Dublin @meudestinoelogoali

Maiara Barbosa

Os dias cinzentos de Dublin não abalam a alegria de quem mora na capital da Irlanda. Pelo contrário, a tradição dos PUBs e o ritmo da música irlandesa contagiam a todos.

Diferentemente do que acontece na maioria dos lugares aqui no Brasil, os irlandeses não esperam a sexta-feira e o final de semana para se divertirem. Há PUBs com música ao vivo sete dias na semana e a agitação começa logo cedo.

Guinness é a tradicional cerveja da Irlanda @meudestinoelogoali

Para se ter uma ideia, a cidade tem cerca de 115 km² e são cerca de  750 PUBs. O Temple Bar é a região mais famosa da cidade por concentrar grande parte dos PUBs irlandeses. Se não bastasse, o calçamento de pedra, fachadas coloridas e ruas estreitas guardam a essência do maior centro cultural de Dublin.

Por lá você não precisa andar até a próxima esquina para escolher em qual bar irá parar para tomar uma cerveja com os amigos. O próximo bar pode estar antes da esquina e, literalmente, é um do lado do outro.

Se quiser optar por conhecer mais que um também não tem problema, já que os bares não cobram a entrada e o couvert artístico. Você paga apenas aquilo que você consome.

A música tradicional dos PUBs é sempre entoada por um fiddle. Há outros PUBs também onde o rock ganha espaço, mas sempre com uma versão nova ao som de um folk.

Para comer, a especialidade é o fish and chips, que nada mais é do que uma porção de peixe frito e batata frita, sempre acompanhado de uma Guinness, a tradicional cerveja irlandesa.

Aqui no Brasil, associamos bares à agitação, mas, por lá, o PUB é uma atividade cultural e não é difícil de encontrar famílias nas mesas, acompanhadas por idosos e crianças fazendo seus desenhos, ou então brincando de pega-pega.

Saiba mais:

Um PUB para chamar de seu!

Música anima irlandeses e visitantes nos PUBS @meudestinoelogoali

Há quem pense que todos os PUBs são iguais, mas não são! Os frequentadores do Temple Bar, por exemplo, preferem ouvir a música ao vivo e conversar. O mesmo acontece nos PUBs tradicionais, onde a música costuma ser um complemento para as conversas.

Dentre os vááários PUBs que visitei, um dos que mais preserva a tradição da música irlandesa é o Darkey Kelly´s. Já o Old Storehouse consegue ser versátil e, em determinados dia da semana, tem até dançarinas.

Apesar disso, o Bad Bobs conquistou meu coração: são dois andares e uma área privativa (o que não significa que eu não fiquei próximo do palco rs), músicos (e garçons) sempre animados. Lá é um local que, facilmente, as pessoas se animam e começam a dançar.

Diante disso, a dica é que você escolha o PUB de acordo com as suas preferências e como pretende curtir!

Temple Bar

Temple Bar é o mais clássico PUB de Dublin @meudestinoelogoali

O Temple Bar é, sem dúvida, o PUB mais famoso de Dublin. Seja de dia ou de noite, a esquina do prédio vermelho, enfeitada com luzes de Natal e flores está sempre movimentada.

Em atividade desde 1840, o PUB oferece uma vasta cartela de cervejas e whiskeys. A cada dia, diferentes bandas se apresentam, trazendo o melhor da música tradicional irlandesa. Foi no pequeno palco do Temple Bar que o guitarrista irlandês Dave Browne tocou por 114 horas, 6 minutos e 30 segundos. Ou seja, quase cinco dias seguidos!

A marca foi atingida em 2011 e hoje uma placa está fixada na parede para que todos lembrem do episódio.

Além da área interna, onde fica o palco principal, o espaço tem um jardim para quem quer aproveitar para conversar e também onde é liberado fumar.

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Adorei o post! Sonho em conhecer a Irlanda e esse lugar não pode faltar na minha viagem. Seu blog será minha inspiração. Amando ver as dicas!

  2. Eu adorei o post! Sonho em conhecer a Irlanda e esse lugar não pode faltar na minha viagem. Seu blog será minha inspiração. Amando ver as dicas!

  3. Caraca Mai, muito legal entender melhor a “rotina” de pubs na Irlanda. Eu odeio cerveja, mas sonho em sentar nesses pubs com uma galera, deve ser tão divertido. É muito caro para beber e comer no Temple Bar?

  4. Gente, que incrível! Os PUBs então são parte da cultura na Irlanda! Ainda quero ter a oportunidade de conhecê-los.

  5. Leonardo Signorelli

    Deve ser divertidíssimo estar em um pub desses!! Imagino como deve ser no Natal né? 🙂

    Parabéns pelo Post Maiara!!

  6. Genteeee adorei a animação irlandesa! Já quero ir! Mas não conheço como é a musica irlandesa, vou procurar no youtube! Você tem alguma banda ou cantor favorito para recomendar? Ja vi fotos do Temple Pub, realmente bem famoso! Arrasou nas dicas! Amo lugares com música ao vivo, eu ia me adaptar direitinho ehheheh
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *