Skip to content

Trilha Morro Dois Irmãos: saiba tudo sobre um dos visuais mais bonitos do Rio

Pedra da Gávea, Comunidade da Rocinha, Jockey Club, Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Praia de Ipanema, Praia de São Conrado, Pão de Açúcar e tantos outros pontos turísticos do Rio de Janeiro avistados de um único lugar: o Morro Dois Irmãos.

Para se ter essa vista privilegiada do Rio, a trilha para o Morro Dois Irmãos, que também é um cartão postal da praia de Ipanema, começa na Comunidade do Vidigal. A trilha tem início atrás do campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal. (confira a seguir mais detalhes de como chegar até lá)

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

A partir dali, a subida acontece, em sua maioria, em trechos de mata fechada – o que ajuda a aliviar o calor. O trajeto tem 1,5 km e o tempo médio de duração da trilha varia de 40 minutos a 1 hora. O percurso é considerado de nível médio e pode ser dividido em três etapas.

A primeira delas serve de aquecimento e consiste na subida de degraus feitos com troncos de árvores. Na medida em que se entra na mata, os degraus vão ficando mais rústicos até que os tocos desapareçam.

A segunda etapa mistura caminhada em trechos planos e a escalaminhada em algumas pequenas rochas. Por fim, a trilha se torna aberta, porém, com mata mais densa, acima da cintura. No caminho, os mirantes já aumentam a expectativa e servem de exemplo do que virá a seguir.

Borboletas das mais variadas cores, macaquinhos e lagartos podem te fazer companhia na subida. A mata da trilha para o Morro Dois Irmãos também faz parte da área de reflorestamento ambiental.

Como o próprio nome diz, são dois morros: o irmão maior e o irmão menor. A trilha termina no topo do “irmão maior”.

No final do caminho, como recompensa (e quase uma miragem) um morador da comunidade costuma comercializar coco verde, água e sucos. O preço, que varia de R$ 5 a R$ 8, faz jus ao esforço de quem sobe a trilha mais de duas vezes por dia com a mercadoria pesada nas costas.

Saiba mais:

Como chegar ao início da trilha do Morro Dois Irmãos?

Como dito anteriormente, o Morro Dois Irmãos está localizado na Comunidade do Vidigal. Por isso é importante se informar antes da subida sobre a situação de segurança.

O caminho, por si só, não apresenta bifurcações que possam gerar dúvidas e fazer com que você se perca. É comum (e até surpreendente) a quantidade de estrangeiros que fazem o caminho sozinhos.

Com sorte, pude contar com a companhia da moradora do Vidigal, Francieli Andrade, que já sobe o Morro Dois Irmãos com os olhos fechados.

Para chegar até o Vidigal, a estação de metrô mais próxima é a Antero de Quental.

De lá é possível pegar uma van, que passa na praia do Leblon, ou um motorista de aplicativo até a Praça do Vidigal, que fica na parte baixa, na entrada da comunidade.

Dentro da comunidade existem outras vans como transporte complementar (que aceitam os cartões do transporte público do Rio como pagamento) ou o mototáxi. É preciso informar ao motorista que o ponto de descida será no campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal

Ao chegar no local de desembarque, basta atravessar a quadra em direção ao trecho de mata, onde se inicia a trilha.

Deixe um

Comentário

1 Comment

  1. Que aventura maravilhosa 😍😍 uma das melhores trilhas do Rio e com uma das vistas mais incríveis da cidade maravilhosa 👏🏻


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
23 Trilha Morro Dois Irmãos @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens