Navegando pelo mar é lá onde está escondido um dos cenários mais belos de Porto Seguro. O Parque Marinho Recife de Fora preserva uma infinidade de espécies marinhas que podem ser visitadas de acordo com o regime da maré.
Pela manhã as embarcações saem de Porto Seguro com destino ao alto mar numa viagem que dura, em média, 50 minutos. O caminho começa tranquilo pelas águas do Rio Bunharém, que protege toda a orla da cidade, até que as embarcações encontrem as ondas do mar.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
São 17,5 quilômetros de corais onde vivem espécies de corais e estrela do mar, mas, apenas 5% da área está aberta para visitação. O projeto de conservação da área depende de voluntários, como Pedro, que recebe os visitantes, explica sobre os cuidados que se deve tomar ao visitar o Parque Marinho Recife de Fora para que a biodiversidade não seja prejudicada.
Mesmo sem nenhuma remuneração, ele se sente orgulhoso do trabalho que realiza. Pedro conta que antes seu pai ia até o local para pescar. Hoje, o filho, repete os caminhos do pai, porém com um propósito bem diferente que é ajudar na preservação.
Quando a maré está baixa, e a água cristalina, é possível avistar algas, corais e gorgônias. Para aproveitar ainda mais o passeio, as agências oferecem equipamentos como óculos, máscaras para mergulho e sapatilhas de borracha para que os pés não se machuquem.
Saiba mais:
- O que visitar no Centro Histórico de Porto Seguro?
- Santa Cruz de Cabrália e o encontro com as origens do Brasil
- Saiba o que esperar de Arraial d´Ajuda além da vida noturna
- Confira a combinação perfeita para visitar Trancoso sem ir à falência
- 7 coisas para se fazer ao visitar Caraíva
- Praia do Espelho: uma das mais bonitas do Brasil
- Conheça o projeto Nordeste Além das Praias
A natureza precisa ser respeitada e as normas de visitação devem ser cumpridas. Por isso, não é permitido se apoiar nas bordas das piscinas naturais e há lugares corretos para entrar e sair, sem que o recife seja agredido pelos pés.
A flutuação, além de proporcionar uma vista exclusiva da biodiversidade marinha, também traz a sensação de que somos apenas um visitante, um ser que não faz parte do ambiente e, por isso, devemos respeitar o habitat.
Poucas horas depois, a natureza despede os visitantes quando a maré sobre e encobre o recife. A volta para o barco pode ser feita nadando, ou em botes infláveis. Antes do horário do almoço o passeio é concluído.
Como visitar o Parque Marinho Recife de Fora?
A agência Porto Nativo é parceira da Luanda Turismo Náutico, que oferece passeios marítimos em Porto Seguro. As embarcações são seguras, bem equipadas com equipamentos de segurança e o serviço de bordo inclui água e frutas. Na volta costumam servir lanches também.
Para tornar a viagem mais agradável e completa, um guia faz parte da tripulação e também há uma equipe que registra o passeio no Parque Marinho Recife de Fora com fotos e vídeos. O material oferecido é de ótima qualidade e, tudo isso, no som do melhor do axé da Bahia.
*A viagem para Porto Seguro teve apoio das agências Porto Nativo e Luanda Turismo. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!